Grandioso festival
Para a antropóloga Dassuem Nogueira, "os bois de Parintins fizeram um grandioso espetáculo, como há anos não se via".

Ednilson Maciel, Por Dassuem Nogueira*
Publicado em: 01/07/2024 às 11:40 | Atualizado em: 01/07/2024 às 11:41
Por ser a última chance, a terceira noite do Festival Folclórico de Parintins costuma ser aquela em que os bois e suas galeras entregam superação e força. É o tudo ou tudo!
Os bois de Parintins fizeram um grandioso espetáculo, como há anos não se via. Garantido e Caprichoso levaram para a arena suas maiores potências, onde não há erro em apostar.
O Caprichoso apresentou um espetáculo grandioso, organizado, opulento. Sua galera gosta de vê-lo assim! É o espírito Caprichoso!
O boi-bumbá Garantido veio passional! Garantido gosta de se ver brincando de boi, celebrando a sua aldeia ancestral, a baixa da Xanda. Esse é o espírito Garantido!
Para quem é da astrologia, Garantido é um boi canceriano, nascido em 24 de junho. Caprichoso é um boi libriano, nascido em 20 de outubro.
Garantido é família, dramático, passional. Caprichoso é um boi dividido entre muitas famílias, atento aos detalhes, gosta de estar impecável.
Finalmente, o Garantido superou uma fase ruim, em que se via um boi competindo com menos condições que seu contrário.
Bom é ganhar uma boa luta! E neste ano não está fácil para ninguém.
Leia mais
Festival de Parintins: Garantido aposta no futuro na terceira noite
A última noite de boi Garantido
O boi-bumbá Garantido apresentou o espetáculo “O futuro ancestral”.
A frase é do ativista indígena Ailton Krenak, para quem o mundo deve reaprender com os povos originários a viver com a natureza. Ailton costuma dizer que nós não vivemos sobre a terra, nós fazemos parte dela. Por isso, devemos cuidá-la.
Assim, o Garantido apresentou como figura típica regional “O caboco”, tido como aquele que sabe viver em harmonia com a natureza.
E o ritual indígena Jeroky Guarani Kaiowá, exemplo de resistência cultural diante do ataque genocida no Mato Grosso do Sul.
No mais, o boi-bumbá recorreu a conhecidos clichês do festival, como uirapurus, iaras, iacis.
O Garantido criou uma nova categoria social no boi: “as comadres do Garantido”, para destacar a contribuição de mulheres que fizeram alguma inovação no boi.
Leia mais
Caprichoso fecha festival apostando que tri sai neste 1° de julho
O padrão Caprichoso
Há no boi da Francesa um conceito que é “o padrão caprichoso”. O conceito traduz o espírito azulado que preza pela estética e organização.
O Caprichoso utilizou as três camadas do bumbódromo: o chão, as alegorias e o alto, com uso do famigerado guindaste.
Trouxe ainda um tom ativista para a sua última apresentação, com vários bordões do movimento indígena nacional e de mulheres indígenas em seu discurso e toadas.
O item Figura Típica Regional tem sido apresentado de modo grandioso no Caprichoso, como a da terceira noite, sobre o sacaca da Amazônia.
*A autora é antropóloga.
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil