Amazônia: espécie rara e em extinção do cão vinagre tem flagra raro na floresta
Primeira vez que os animais, considerados como "vulnerável de extinção", são vistos em matilha na região

Ednilson Maciel, da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 18/06/2024 às 15:54 | Atualizado em: 18/06/2024 às 23:52
Na Amazônia, uma espécie rara e em extinção do cão vinagre foi flagrada por armadilhas fotográficas dentro da Reserva Extrativista Estadual do Rio Pacaás, em Rondônia
Conforme o g1, essa é a primeira vez que os animais, considerados como “vulnerável de extinção”, são vistos em matilha na região. É o que afirmou a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam).
De acordo com a publicação, o registro foi feito em maio, mas as imagens só foram divulgadas em junho.
Nas imagens, é possível ver a família de cachorro-vinagre, inclusive filhotes, andando pela reserva.

Ainda segundo a informação, a biodiversidade da reserva é monitorada por armadilhas fotográficas. Essa ferramenta é conhecidas como ‘câmeras traps‘. Elas foram instaladas pelos técnicos da Coordenadoria de Unidades de Conservação (CUC). Ana Beatriz, bióloga da Sedam, explica o monitoramento.
“Já sabíamos que essa espécie vive na unidade, porém não tínhamos ainda um registro de uma família. Foram flagrados: cinco filhotes, um macho e uma fêmea alfa. Isso mostra a hierarquia social entre eles”, conta.
Dessa forma, em perigo ou vulnerável: pode-se dizer que a espécie está ameaçada de extinção, conforme a plataforma do ICMBbio.
Portanto, segundo a bióloga da Sedam, a espécie speothos venaticus, é conhecida como “cachorro-vinagre”, pelo forte odor de vinagre que sua urina possui.
Leia mais no g1.
Leia mais
Cachorro passa a morar ao lado da catacumba do dono
Foto: Marc Champiaux/Domínio Público