Governo leva ao Congresso segundo projeto da reforma tributária
Pretensão é que regulação da reforma saísse antes do recesso parlamentar

Ednilson Maciel, da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 04/06/2024 às 18:07 | Atualizado em: 04/06/2024 às 18:50
O governo enviou hoje ao Congresso (4) o segundo projeto de regulamentação da reforma tributária, que ainda precisa aprovar o primeiro projeto relacionado ao tema. Isso antes do recesso parlamentar na Câmara dos Deputados.
Segundo o blog do Valdo Cruz, no g1, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), havia prometido aprovar os projetos da regulamentação antes da segunda quinzena de julho.
Contudo, até agora o primeiro projeto pouco andou na Casa. A comissão criada para relatar o primeiro texto ainda está na fase preliminar.
De outra parte, Lira segue garantindo que os projetos serão aprovados antes do recesso parlamentar, mas no Palácio do Planalto o tempo curto gera preocupação.
Segundo assessores do presidente Lula da Silva (PT), a expectativa é que a regulamentação seja aprovada pelo menos até o fim deste ano.
Neste primeiro semestre, a avaliação é que dificilmente será votado na Câmara dos Deputados.
Em suma, o segundo projeto a ser anunciado nesta terça trata da criação do Comitê Gestor dos novos tributos, IBS e CBS. Assim como da distribuição federativa da receita e do contencioso administrativo do novo tributo, isto é, litígios na esfera administrativa envolvendo o novo tributo.
Além disso, vai prever também medidas como a tributação de Previdência Privada.
Leia mais no g1.
Leia mais
ZFM e reforma tributária: Appy chama bancada do Amazonas para sanar entraves
‘Torcemos que os ajustes necessários à reforma tributária sejam feitos’
Foto: Washington Costa/MF