Cármen Lúcia toma posse como presidente do TSE
Nesta segunda-feira (3), a ministra assume o comando da Corte para o biênio 2024-2026.

Ednilson Maciel, da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 03/06/2024 às 06:21 | Atualizado em: 03/06/2024 às 06:25
A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), assume hoje (3) a presidência do TSE Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Ela é a primeira mulher a ocupar o posto duas vezes e assume a Corte como presidente para o biênio 2024-2026.
Conforme publicou o UOL, a expectativa é de manutenção de uma gestão firme, de olhar para as mulheres e de novos desafios com as fake news e a IA (Inteligência Artificial) nas eleições.
Dessa forma, a troca faz parte da rotação de comando que ocorre a cada dois anos na corte, que é sempre comandada por um ministro do STF.
Além disso, seu vice será o também ministro do STF Kássio Nunes Marques.
Assim, no posto, Cármen Lúcia será a responsável por decidir as pautas de julgamento do tribunal. Também caberá a ela a organização das eleições municipais de 2024, uma das funções do TSE.
Da mesma forma, ela dará seguimento às discussões de desinformação nas eleições, Cármen seguirá no comando de uma investigação sobre fake news no STF.
Nesse sentido, no Supremo, ela é relatora do inquérito que investiga políticos bolsonaristas e influenciadores por fake news envolvendo a tragédia das chuvas no Rio Grande do Sul.
Como resultado, isso a deixa em uma situação semelhante à de Moraes.
É que o ministro se notabilizou pelos embates com o bolsonarismo em sua gestão no TSE. Assim como ser o relator de inquéritos no STF que atingem diretamente o ex-presidente Jair Bolsonaro e seus aliados, além dos manifestantes do 8 de janeiro.
Leia mais no UOL.
Leia mais
Cármen Lúcia convida juíza do Amazonas para assessoria no TSE
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil