TCE-AM faz blitz em hospitais de Manaus para apurar denúncias
Ação é parte da "Blitz do TCE", lançada pela presidente Yara Lins.

Diamantino Junior, da Redação do BNC Amazonas*
Publicado em: 08/05/2024 às 18:13 | Atualizado em: 09/05/2024 às 09:14
O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) realizou neste dia 8 de maio uma inspeção nos hospitais João Lúcio e da Criança Zona Leste, conhecido como Joãozinho, em Manaus.
Conforme o órgão, sua secretaria de inteligência recebeu denúncias da população sobre falta de medicamentos e material de higiene, filas de espera para atendimento, alimentação ruim, leitos insuficientes e outras relacionadas à infraestrutura das unidades.
Conforme o tribunal, a fiscalização faz parte da “Blitz do TCE”, ação lançada em fevereiro deste ano pela presidente Yara Lins.
O objetivo, segundo o órgão de contas, é ampliar a fiscalização e controle externo com uma atuação emergencial. Dessa forma, diminuir o prejuízo à sociedade em possíveis irregularidades cometidas por órgãos públicos.
De acordo com a equipe de inspeção, “foram encontrados indícios de um estoque deficitário de medicamentos, devido à alta demanda; falhas na infraestrutura do hospital, e uma superlotação de pacientes, principalmente no atendimento às crianças do hospital Joãozinho”.
Como decorrer da superlotação de pacientes nos dois hospitais, a fiscalização constatou dificuldades no acesso a leitos e na qualidade do atendimento.
“A Blitz vai pontuar toda essa questão, e possivelmente notificaremos os responsáveis das unidades”, afirmou o chefe do Departamento de Auditoria em Saúde do TCE, Luciano Simões.
Esse relatório de inspeção deve ser apresentado à presidente Yara Lins em 48 horas.
Leia mais
Ouvidoria da Mulher começa a receber denúncias no TCE-AM
Canal de denúncia
Denúncias para o programa Blitz TCE podem ser feitas via WhatsApp, pelo número (92) 99199-5518, ou pelo e-mail [email protected], divulgou o tribunal.
*Com informações da assessoria de comunicação do TCE.
Foto: Filipe Jazz/TCE