ZFM bate recorde de produção de ar-condicionado, diz Cieam
Calor no Brasil faz a produção do equipamento bater recorde em Manaus

Mariane Veiga
Publicado em: 06/05/2024 às 19:24 | Atualizado em: 07/05/2024 às 09:19
A Zona Franca de Manaus (ZFM) bateu recorde, em janeiro deste ano, na produção de ar-condicionado, segundo levantamento realizado pelo Cieam (Centro da Indústria do Estado do Amazonas).
O Polo Industrial de Manaus (PIM) é segundo maior produtor de aparelhos de ar-condicionado do mundo.
A região tem capacidade de produzir 5 milhões de aparelhos por ano e, no início do ano, o item teve um salto de 1.474% quando comparado ao resultado obtido no mesmo mês de 2023.
No mesmo período, a produção de unidades condensadoras para aparelhos de ar-condicionado do tipo Split subiu 1.320%.
Esse bom desempenho é alavancado pelas previsões meteorológicas de aumento de temperaturas, atribuído ao fenômeno climático El Niño.
Um bom exemplo é a atual onda de calor espalhada pela maior parte do Paraná e do Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso do Sul, sul de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso.
Leia mais
Microcomputadores
Dessa forma, conforme o relátorio, não é apenas esse segmento que está em alta na ZFM: os microcomputadores portáteis também apresentam uma sensível evolução nesse estudo do Cieam, com incremento de 327% na indústria da região neste período.
Esse dado confirma o bom momento do setor de Bens de Informática, indicando alta da indústria de 13% em janeiro em relação a dezembro e 5% em comparação com igual mês de 2023.
O segmento de Bens de Informática liderou o crescimento da Indústria de Transformação do polo de Manaus em fevereiro, atingindo uma elevação de 32,2% sobre janeiro, seguido pelo setor de Produtos Químicos (+ 31,2%).
“Os últimos meses de 2023 foram severamente prejudicados pela Grande Seca, mas a retomada neste início de 2024 está compensando com sobras o prejuízo de 2023”, comenta Luiz Augusto Rocha, presidente do CIEAM.
Leia mais em Segundo a Segundo.
Foto: Divulgação