Operação federal mira desvio de R$ 1,7 bi do SUS em prefeituras do Pará
A ação cumpre 49 mandados de busca e apreensão nesta terça-feira (30)

Publicado em: 30/04/2024 às 10:41 | Atualizado em: 30/04/2024 às 10:41
Cinco prefeituras do Pará e uma de São Paulo são alvos de uma operação conjunta da PF (Polícia Federal), CGU (Controladoria Geral da União) e Receita Federal, sobre suposto desvio de R$ 1,7 bilhão do SUS (Sistema Único de Saúde).
A ação cumpre 49 mandados de busca e apreensão nesta terça-feira (30), em Belém (PA), Benevides (PA), Parauapebas (PA), Ananindeua (PA), Santa Maria do Pará (PA), São Miguel do Guamá (PA), e Baruseri (SP).
Os investigadores acreditam que o esquema contava com a participação de servidores públicos de diversas prefeituras do estado do Pará.
Ainda segundo a PF, os crimes teriam sido praticados por pessoas físicas, que usaram pessoas jurídicas ligadas ao ramo empresarial de saneamento urbano atuante no estado da região norte e em outras unidades da federação.
“As apurações identificaram a ocorrência de indícios de crimes licitatórios envolvendo recursos do SUS, repasse de valores indevidos para servidores públicos de diversas prefeituras do estado do Pará, lavagem de capitais com a utilização de empresas de fachada e laranjas, além de possível prática de evasão de divisas através de offshore situada em paraíso fiscal”, explicou a corporação.
Leia mais no R7
Leia mais
Amazônia: governo Lula quer comprar internet do bolsonarista Musk
Foto: Divulgação/ PF