Produção industrial do AM salta mais de 17% em fevereiro
Safra de boas notícias do PIM tem, janeiro melhor e aumento de empregos chegando aos níveis de 2014

Da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 10/04/2024 às 06:38 | Atualizado em: 10/04/2024 às 06:38
O Polo Industrial de Manaus (PIM) tem mais um número para comemorar sua performance nos primeiros meses de 2024.
Dessa vez, é o crescimento da produção industrial na passagem de janeiro para fevereiro. O salto foi de 17,2%.
O resultado aparece na Pesquisa Indústria Mensal Regional feita pelo IBGE.
O estudo observou que cinco de 15 regiões industriais do país pesquisadas apresentaram recuos. Assim levaram o Brasil a uma queda na indústria de 0,3%, no período. Ainda assim, no acumulado do ano, a indústria expandiu 4,3%, conforme o instituto.
Recuos
Nesse caso, os maiores recuos foram Mato Grosso (-3,3%), Goiás (-2,4%) e Pará (-2,2%).
Crescimento
Por sua vez, o Amazonas está entre as regiões em que a produção industrial cresceu em fevereiro.
De acordo com o IBGE, houve avanço em 16 dos 18 locais analisados, sendo as maiores variações registradas no Rio Grande do Norte (67,3%), Rio Grande do Sul (18,3%), Amazonas (17,2%) e Ceará (14,3%).
Para Bernardo Almeida, analista da pesquisa do IBGE, São Paulo apresentou o maior impacto negativo do estudo, 0,5%.
O setor de derivados do petróleo foi o que mais influenciou negativamente no comportamento da indústria paulista. Em seguida, vem o setor de alimentos e de produtos químicos, segundo Almeida.
Por outro lado, Rio Grande do Sul (9,4%), Amazonas (7,3%) e Espírito Santo (5,9%) mostraram as expansões mais acentuadas nesse mês. No caso, Rio Grande do Sul eliminando a queda de 5,7% verificada em janeiro de 2024.
Há outro dado positivo para o Amazonas nessa pesquisa. O analista ainda observou um ganho de ritmo na produção industrial com relação aos resultados anteriores à pandemia.
“Em fevereiro de 2024, encontramos nove locais acima do patamar pré-pandemia: Amazonas, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e São Paulo”, completou Almeida.
Safra de boas notícias
Esta semana, o PIM comemorou faturamento de janeiro de 2024 melhor do que o de 2023. Além disso, o anúncio do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Antônio Silva, de que a indústria da Zona Franca de Manaus (ZFM) já emprega mais de 121 trabalhadores.
O dado revela que o PIM, em emprego de mão-de-obra, já esbarra nos 122 mil empregos que a indústria do Amazonas tinha em 2014.
Polo Industrial de Manaus já emprega 121 mil trabalhadores
Foto: reprodução/vídeo