Abril Azul: Pauderney trata sobre autismo no MEC
Em reunião com secretárias do Ministério da Educação, deputado destacou aumento do diagnóstico de TEA e inclusão na sala de aula

Mariane Veiga
Publicado em: 08/04/2024 às 17:55 | Atualizado em: 08/04/2024 às 18:08
O deputado federal Pauderney Avelino (União-AM) participou, nesta segunda-feira (8), de uma agenda do Abril Azul no Ministério da Educação (MEC).
Ele se encontrou com as secretárias Kátia Schweickardt (Educação Básica) e Zara Figueiredo (Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão).
O objetivo do encontro foi fortalecer as políticas públicas de inclusão de alunos com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), no ensino regular da capital e no interior do Amazonas.
O Abril Azul é o mês dedicado à conscientização, debates, pautas e políticas políticas voltadas ao autismo.
Nessa reunião, o parlamentar amazonense destacou sobre o aumento de diagnósticos de crianças com TEA e a importância de promover a inclusão dentro de sala de aula.
Avelino lembrou que uma de suas propostas, quando era secretário municipal de educação de Manaus, seria a adesão de estagiários como monitores para este atendimento.
“Esta é uma grande preocupação minha, pois, quando fui secretário, sempre as mães das crianças com TEA pediam para que eu olhasse por esta causa. Logo, essa é uma causa que pretendo lutar na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados”, disse o deputado.
Acompanhamento
Coincidentemente, nesta segunda-feira o Ministério da Educação (MEC) também estava debatendo sobre a figura do acompanhante ou monitor para esses alunos nas salas de aula.
Desse modo, a secretária de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do MEC, Zara Figueiredo, destacou como um ponto importante e ao mesmo tempo delicado.
Isso porque, ao mesmo tempo em que um acompanhante ajuda nos deveres educacionais, este profissional também pode afastar a criança da socialização com os demais alunos, na contramão da inclusão.
“Estamos fazendo reuniões semanalmente para que possamos encontrar um ponto de partida ideal para todos. Assim a presença do deputado Pauderney Avelino, como nosso porta-voz na Câmara, agora, será de suma importância para o fortalecimento desta causa”, disse a secretária.
Diagnóstico
De acordo com o MEC, de 2017 para 2023, o número de matrículas de crianças diagnosticadas com autismo passou de menos de 100 mil para 607.144.
O aumento de quase seis vezes no período deu mais relevância a um debate sobre as políticas destinadas a esse grupo nas escolas, entre correntes que pregam estratégias distintas no apoio aos estudantes.
O ponto principal, nos dois lados da discussão, é a figura do acompanhante para esses alunos nas salas de aulas.
Foto: divulgação