Na ONU, 28 países decidem que Israel responda por crimes humanitários

Resolução da ONU insta Israel a responder por possíveis crimes na Faixa de Gaza. EUA e Alemanha se opõem. Debate sobre direitos humanos e geopolítica.

Diamantino Junior

Publicado em: 05/04/2024 às 17:53 | Atualizado em: 05/04/2024 às 17:53

Na sexta-feira (5/4), o Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas adotou uma resolução instando Israel a ser responsabilizado por possíveis crimes de guerra e crimes contra a humanidade na Faixa de Gaza, apesar de Israel rejeitá-la como um “texto distorcido”.

A resolução foi apoiada por 28 países, enquanto 13 se abstiveram e seis se opuseram, incluindo os Estados Unidos e a Alemanha.

O texto sublinhou a necessidade de responsabilização por violações do direito internacional humanitário e dos direitos humanos, expressando preocupação com relatos de graves violações desses direitos na Palestina. Representantes de Israel acusaram o Conselho de abandonar o povo israelense e defender o Hamas.

Os Estados Unidos votaram contra a resolução, criticando a falta de condenação específica do Hamas e alegando que Israel não fez o suficiente para evitar danos civis.

O Conselho de Direitos Humanos da ONU é o principal órgão intergovernamental para proteger os direitos humanos globalmente, com poder para investigar e aumentar o escrutínio dos registros de direitos humanos dos países.

Leia mais no brasil 247

Foto: Ricardo Stuckert/PR