Aziz elogia aprovação de regras para educação em tempo integral
Para o parlamentar, seria ideal que o modelo fosse adotado em todas as escolas

Iram Alfaia, do BNC Amazonas em Brasília
Publicado em: 13/03/2024 às 22:57 | Atualizado em: 13/03/2024 às 23:09
O Senado aprovou, nesta terça-feira (12), projeto que estabelece as diretrizes para a implantação das escolas de tempo integral no país. Os alunos matriculados nessa modalidade deverão permanecer, no mínimo, sete horas por dia ou 35 horas semanais nas escolas.
Além disso, a infraestrutura dos locais terá que contar com espaços adequados como salas de aulas, biblioteca, laboratórios, quadras, salas multiuso, áreas de recreação e convivência, entre outros.
Também deve haver recursos didáticos e tecnológicos adequados nos estabelecimentos de ensino.
As escolas precisarão se articular intersetorialmente com as áreas de esportes, cultura, meio ambiente, ciência e tecnologia, lazer, saúde, assistência social, direitos humanos e educação profissional.
O senador Omar Aziz (PSD-AM) elogiou o projeto e lembrou seu trabalho pela implantação de escolas em tempo integral quando foi governador do Amazonas. Para ele, o ideal seria que o modelo fosse adotado em todas as escolas.
“O certo seria que todas as escolas no Brasil fossem escolas de tempo integral porque nós teríamos uma qualidade melhor, um aluno bem alimentado, com acompanhamento de nutricionista, com acompanhamento na área extracurricular”.
Aziz defende escolas dessa modalidade com, no máximo, 1.000 alunos.
“Não dá para ter mais, porque, pelos estudos técnicos que foram feitos, uma escola dessa tem que comportar no máximo 1.000 alunos, por causa dos equipamentos que ela contém: teatros, piscinas, quadras cobertas, salas de computação, uma série de atividades extracurriculares, o que ajuda muito na formação do estudante.”
Conforme Aziz, quando governador do Amazonas, construiu em quatro anos 24 escolas de tempo integral na capital e no interior.
“Proporcionamos não apenas educação de qualidade, mas também um ambiente propício ao desenvolvimento integral dos jovens amazonenses”.
Leia mais
MEC libera R$ 166,5 milhões a escolas de tempo integral na Amazônia
Crescem no Amazonas matrículas na escola de tempo integral
Conceito
A relatora do projeto, senadora Professora Dorinha Seabra (União Brasil-TO), explica que há diferenças entre os conceitos de “educação integral” e “escola em tempo integral”.
De acordo com ela, a primeira corresponde a uma perspectiva que abrange aspectos físicos, afetivos e culturais. Já a segunda está ligada ao aumento da carga horária “em razão de projetos pedagógicos voltados para a educação integral propriamente dita”.
O senador Paulo Paim (PT-RS) disse que o projeto, que teve origem no programa Jovem Senador, está alinhado com o programa Escola em Tempo Integral, do próprio Ministério da Educação.
“Em 2023, quase R$1,7 bilhão foi repassado para ajudar a criar mais de um milhão de novas vagas. Até o final de 2024, esse valor para escolas de tempo integral vai chegar a mais de R$ 4 bilhões. Até 2026, serão investidos R$12 bilhões para criar 3,2 milhões de novas vagas”.
Foto: Ariel Costa/divulgação