Inmetro recebe denúncia de e-commerce de peças automotivas usadas

Sindipeças afirma que plataformas digitais de e-commerce vêm crescendo e prejudicando o mercado formal

Mariane Veiga

Publicado em: 22/02/2024 às 21:00 | Atualizado em: 23/02/2024 às 00:53

O presidente do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), Márcio André Brito, recebeu na última terça-feira (20), no campus de Xerém, Rio de Janeiro, representantes do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças).

Atualmente, o Sindipeças representa cerca de 500 empresas brasileiras do setor produtivo de pequeno, médio e grande porte.

Durante a reunião, o Sindipeças apresentou ao Inmetro dados sobre o setor de peças automotivas no país, bem como mostrou a preocupação com a atuação do mercado de e-commerce, que vem comercializando peças manufaturadas e recondicionadas, sem atender a legislação do Inmetro.

Segundo o diretor de tecnologia do Sindipeças, Gabor Deak, as vendas nas plataformas digitais de e-commerce vêm crescendo gradativamente e prejudicando o mercado formal.

“Existe hoje no mercado de vendas de peças, no que se refere a vendas em plataformas on-line, a comercialização de produtos com uma segunda vida para uso, o que vem prejudicando o bom andamento do mercado formal, que trabalha sob as normas de qualidade do Inmetro, com selo de conformidade”, informou Gabor Deak.

O presidente do Inmetro ouviu as demandas dos representantes do setor de peças automotivas, e iniciou desdobramentos junto a diretoria do Inmetro em busca de soluções para as problemáticas apresentadas pelo comitê da Sindipeças durante a reunião.

“O Inmetro atua como órgão facilitador, que busca através da aproximação com o setor produtivo, demandar soluções para as necessidades que surgem, inclusive com a modernização das relações de consumo. Realizamos um trabalho que vem dando certo, através de monitoramento de mercado de forma mais eficiente, com avanços para a indústria e segurança para o consumidor final”, pontuou Brito.

Participaram da reunião, também o diretor de Avaliação da Conformidade (DConf) do Inmetro, João Nery; Marcelo Monteiro, diretor substituto da DConf; e o Chefe de Gabinete, Alexandre Pereira.

Novos diretores

Ainda, em cerimônia no campus de Xerém, o presidente do Inmetro, Márcio Brito, deu posse a três novos diretores das áreas técnica, administrativa financeira.

Foram empossados Marcelo Luís Figueiredo Morais, no cargo de diretor de Metrologia Legal (Dimel); João Nery Rodrigues Filho (DConf), como diretor de Avaliação da Conformidade; e Gildásio Nascimento Rocha, como diretor Administrativo e Financeiro.

Os novos membros do corpo diretor do Inmetro têm vasta experiência em suas áreas afins, bem como conhecimento das atividades da rede metrológica.

Marcelo Morais é matemático e especialista e mestre em metrologia e qualidade. É servidor do Inmetro desde 2002.

João Nery é engenheiro mecânico e mestre em engenharia da produção com 37 anos de experiência.

Gildásio Nascimento é formado em administração pública, especialista em planejamento urbano e gestão de cidades.

“Temos um time capacitado e com força de trabalho para avançarmos e resgatarmos boas práticas para o desenvolvimento do Inmetro”, disse Brito.

Leia mais

Inmetro passa a exigir certificação de segurança de placas solares

Foto: divulgação