PF diz que ‘kids pretos’ prenderia Alexandre de Moraes

Reunião realizada em Brasília, em 28 de novembro de 2022 discutiu a utilização dos kids pretos, em um golpe de Estado

PF diz que 'kids pretos' prenderia Alexandre de Moraes

Ednilson Maciel, da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 09/02/2024 às 06:40 | Atualizado em: 09/02/2024 às 06:40

Segundo investigação da Polícia Federal (PF), os militares chamados “kids pretos” teriam a missão de prender o ministro do STF, Alexandre de Moraes.

Desse modo, o ex-chefe do Comando de Operações Terrestres do Exército general Estevam Theóphilo seria o “responsável operacional” por arregimentar estes militares. A informação foi divulgada pelo Poder360.

Dessa maneira, a decisão que autorizou a operação nesta quinta-feira destaca:

Além de ser o responsável operacional pelo emprego da tropa caso a medida de intervenção se concretizasse, os elementos indiciários já reunidos apontam que caberiam às Forças Especiais do Exército (os chamados Kids Pretos) a missão de efetuar a prisão do Ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes assim que o decreto presidencial fosse assinado.

Conforme a publicação, os kids pretos são militares da elite do Exército brasileiro. Eles integram o Comando de Operações Especiais (Copesp), do Exército.

Eles são treinados para ações de sabotagem e insurgência popular, conhecidas como “operações de guerra irregular”, segundo uma reportagem da revista Piauí.

Ainda conforme o Poder360, eles usam gorros pretos nas operações —daí o nome do grupo. Os kids pretos têm como lema “qualquer missão, em qualquer lugar, a qualquer hora e de qualquer maneira”.

Utilização dos kids pretos

Já o Correio Braziliense, revelou que uma reunião realizada em Brasília, em 28 de novembro de 2022 discutiu a utilização dos kids pretos, as “forças especiais” do Exército, em um golpe de Estado.

Ou seja, após o resultado do segundo turno das eleições, que deu vitória a Lula da Silva.

Em suma, de acordo com a Procuradoria-Geral da República (PGR), uma tentativa de subverter a democracia e mudar o resultado das eleições ocorreu logo após o resultado.

Leia mais no Correio Braziliense.

Leia mais

Hacker confirma que Bolsonaro pediu mandado de prisão de Moraes

Foto: divulgação/Exército