Bolsonaro é responsável pelo ato de golpe, dizem 53% dos brasileiros

Por isso, defendem punição

Julgamento de Bolsonaro deve ocorrer ainda este ano, prevê STF

Ferreira Gabriel

Publicado em: 09/01/2024 às 11:05 | Atualizado em: 09/01/2024 às 11:05

Para 52,8% dos brasileiros, o ex-presidente Jair Bolsonaro deveria ser responsabilizado judicialmente em decorrência da invasão terrorista à Sede dos Três Poderes, em Brasília, ocorrida um ano atrás.

Os dados são de nova pesquisa divulgada nesta segunda-feira (8) pelo instituto Atlas Intel.

Além disso, um número parecido de pessoas (52%) acredita que Bolsonaro foi o responsável pelas invasões golpistas. Os ataques foram executados por apoiadores do ex-ocupante do Planalto, que pediam um golpe de Estado e o fechamento do Judiciário oito dias após a posse do presidente Lula da Silva (PT).

Vale apontar que, entre os 52,8% que defendem uma punição a Bolsonaro, metade (53,4%) acredita que o líder político deveria ser preso; um número parecido (53,1%) crê que ele deveria perder os direitos políticos e a possibilidade de se candidatar.

O levantamento também mostra que, ao longo do último ano, cresceu em 6 pontos percentuais entre os brasileiros a percepção de que a invasão foi ‘completamente injustificada’. Em janeiro de 2023, o número era de 53% da população, mas agora a estatística chega na faixa de 59%.

A pesquisa foi realizada entre domingo (7) e segunda-feira (8), com 1.200 pessoas pela metodologia de Recrutamento digital aleatório da Atlas.

Leia mais no Portal Brasil247

Leia mais

8 de Janeiro: general vice de Bolsonaro incentivou golpe, acusa ministro

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agencia Brasil