Ciro Gomes não quer mais saber de disputar eleições

"Eu fui desistido”

Ciro Gomes (PDT)

Mariane Veiga

Publicado em: 31/12/2023 às 19:25 | Atualizado em: 31/12/2023 às 19:35

O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) afirmou em entrevista à GloboNews nesta sexta-feira, 29, que “dificilmente” voltará a disputar eleições.

Em 2022, o pedetista amargou seu pior desempenho em uma campanha à Presidência da República, quando obteve apenas 3% dos votos e ficou em 4º lugar.

Ciro criticou o movimento para fazê-lo desistir de se candidatar nas últimas eleições.

“Eu fui desistido. Não é bem que eu desisti, não”, disse. “Quando eu saía de uma eleição difícil, quase impossível, com 12% (dos votos), eu achava que não tinha direito de desertar da expressão daquilo. Quando aconteceu aquilo (eleições de 2022), da forma que foi, eu me senti asfixiado por aqueles por quem eu lutei a minha vida toda. De repete senti: estou fazendo isso sozinho. Em nome de quê?”

Nas últimas eleições, apoiadores do presidente Lula da Silva (PT) e artistas como Caetano Veloso e Alinne Moraes fizeram uma campanha para tirar votos de Ciro, batizada de #tiragomes.

O objetivo era estimular o voto útil no petista para derrotar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Ciro na época chamou o movimento de “terrorismo eleitoral”.

À GloboNews, Ciro criticou artistas que apoiam Lula apesar de concessões feitas ao Congresso.

O ex-governador citou repetidamente as emendas parlamentares liberadas pelo governo como exemplo de falhas da gestão federal.

Diante disso, o político afirmou que perdeu “a crença e o entusiasmo na linguagem eleitoral brasileira”.

Leia mais no UOL.

Leia mais

Ciro Gomes dá primeiro passo para se aproximar do governo Lula

Foto: José Cruz/Agência Brasil