Lula encerra 1º ano sem pisar em oito estados

A ausência mais notória é Minas Gerais, chave para a sua vitória em 2022

Lula encerra 1º ano sem pisar em oito estados

Ednilson Maciel, da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 24/12/2023 às 13:45 | Atualizado em: 24/12/2023 às 13:47

O presidente Lula (PT) vai encerrar o seu primeiro ano de governo sem ter pisado em oito estados brasileiros, apesar de ter percorrido milhares de quilômetros em diversas partes do Brasil e do mundo.

Segundo o Notícias ao Minuto, a ausência mais notória é Minas Gerais, chave para a sua vitória em 2022 e governado por um potencial adversário na próxima corrida presidencial, Romeu Zema (Novo).

Sobretudo, o estado é o segundo mais populoso, com 20 milhões de habitantes, e o segundo maior colégio eleitoral.

Desse modo, é considerado um espelho do resultado da eleição nacional. Em 2018, garantiu a vitória de Jair Bolsonaro (PL), mas, no ano passado, elegeu Lula com a votação mais acirrada do país.

De acordo com a publicação, auxiliares palacianos admitem que há preocupação de visitar o solo mineiro, mas dizem que não foi possível neste ano.

A princípio, Lula chegou a anunciar que iria a Minas Gerais para lançar obras do Novo PAC e soltou uma provocação para Zema e para o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Dessa maneira, o petista afirmou que faria eventos nesses estados com ou sem a presença dos governadores.

Contudo, o presidente pretende mudar a rota no ano que vem e viajar pelo país, após críticas por estar distante, sobretudo em momentos de crise, como as tragédias no Rio Grande do Sul.

Leia mais em Notícias ao Minuto.

Leia mais

Minas Gerais mantém tradição nas eleições ao dar vitória a Lula

Foto: Ricardo Stuckert/PR