Brasil em alerta com aumento da tensão entre Venezuela e Guiana

Disputa secular é por área de terra rica em minérios

Ferreira Gabriel

Publicado em: 29/11/2023 às 23:31 | Atualizado em: 29/11/2023 às 23:31

O Brasil intensificou ações de defesa ao longo da fronteira norte enquanto monitora uma disputa territorial entre Guiana e Venezuela, informou o Ministério da Defesa em nota.

“O Ministério da Defesa tem acompanhado a situação. As ações de defesa têm sido intensificadas na região da fronteira ao Norte do país, promovendo maior presença militar”, disse a pasta em um comunicado de hoje.

A tensão é pela região de Essequibo, disputada pela Venezuela e pela Guiana desde 1899. O presidente venezuelano Nicolás Maduro convocou um referendo para a próxima semana para consultar a população sobre a anexação da região, atualmente território venezuelano contestado pela Guiana.

A Guiana solicitou uma audiência na Corte Internacional de Justiça, que vem examinando o caso desde 2020, e pediu que o tribunal determinasse à Venezuela que cancele o referendo. A decisão ainda não foi tomada.

Lula chegou a mandar Celso Amorim a Caracas para buscar um entendimento “pacífico” junto a Maduro. O medo é que, caso o referendo tenha sucesso, a situação possa “escapar do controle” e o tom se eleve para uma invasão por parte da Venezuela.

Leia mais no UOL

Leia mais

COP-28: Wilson Lima anuncia ‘Amazonas 2030’ contra desmatamento

Foto: Agência Brasil