Inmetro mostra estratégia dos próximos três anos a Alckmin

Plano estratégico 2024-2027 vai apoiar setor produtivo, inovação, simplificação de processos e desburocratização no serviço público

Antonio Paulo

Publicado em: 24/11/2023 às 13:55 | Atualizado em: 27/11/2023 às 09:54

Uma comitiva do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), sob a liderança do presidente Márcio André Brito, apresentou, na última quarta-feira (22), o plano estratégico do Inmetro para o próximos três anos.

Dessa forma, as ações e metas do instituto são para o período de 2024 a 2027 e será publicado ainda neste mês.

Quem os recebeu foi o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, que também é ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.

Durante a reunião, Brito destacou a importância de o plano estar alinhado aos preceitos do ministério, visando apoiar o setor produtivo, a inovação, a simplificação de processos e a desburocratização no serviço público.

Por fim, o ministro Alckmin e sua equipe destacaram o comprometimento da instituição com entregas relevantes ao longo do tempo e as metas estabelecidas, assim como a sinergia com a estratégia do ministério.

Ibametro

Já nesta sexta-feira, (24), o presidente do Inmetro, Márcio Brito, e o diretor-geral do Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), Thales Dourado, participaram da abertura do encontro anual da Associação Nacional de Postos de Ensaio (Anpeci).

Durante o evento, o Ibametro vai apresentar ao público o mecanismo de fiscalização, operado pelo Siscrono. Este é o sistema de captação e envio de informações sobre selagem e ensaios metrológicos em cronotacógrafo). Dessa forma, o sistema de fiscalização ocorrerá por meio de convênio de cooperação com o Detran-BA.

Além disso, também vai fazer o lançamento do Centro de Controle de Operações de Fiscalização de Cronotacógrafo. A iniciativa incorpora tecnologia ao sistema do Inmetro, proporcionando a capacidade de identificar veículos de carga irregulares que fazem uso de cronotacógrafos.

Cronotacógrafos

Thales Dourado, diretor-geral do Ibametro, expressa grandes expectativas para o evento. “Damos as boas-vindas à Anpeci, parceiros em um trabalho crucial que reflete diretamente na segurança viária. ”

Por outro lado, o diretor de Metrologia Legal do órgão delegado, Gildásio Rocha, ressalta a importância do evento na Bahia:

“É fundamental enfatizar o notável trabalho que o Ibametro vem realizando na fiscalização de cronotacógrafos. Por isso, a participação no Encontro da Anpeci reforça nosso compromisso com a excelência na metrologia e destaca a Bahia como uma referência no seguimento”.

Legislação

De acordo com a lei federal nº 9.503/97, do Código de Trânsito Brasileiro, a presença de cronotacógrafo é obrigatória em veículos de condução escolar. Assim como de transporte de passageiros com mais de 10 lugares e veículos de carga superior a 4.536kg.

Em suma, a legislação metrológica vigente determina a verificação compulsória do equipamento realizada a cada dois anos por Postos de Ensaios credenciados pelo Ibametro.

Leia mais

Caminho da Escola: Inmetro reativa parceria com FNDE

Foto: divulgação