Marçal de Souza revive
A música “Vim ver Marçal Tupã-i está na final do prestigiado Festival Universitário da Canção da UFMS.

Ednilson Maciel, da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 21/11/2023 às 10:02 | Atualizado em: 21/11/2023 às 11:48
Professores e roqueiros de Mato Grosso do Sul se unem para homenagear Marçal de Sousa, grande líder Guarani-Kaiowá assassinado no dia 25 de novembro de 1983, em sua casa, no Tekoha Campestre, município de Antônio João, Mato Grosso do Sul.
A música “Vim ver Marçal Tupã-i está na final do prestigiado Festival Universitário da Canção da UFMS – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. O FUC-UFMS é o mais tradicional festival de música do estado, contribuindo desde 1987 para a divulgação e enriquecimento da cultura musical sul-mato-grossense.
Marçal de Souza Tupã-i, cujo assassinato completa neste mês quarenta anos, foi uma das maiores lideranças Guarani-Kaiowá do século XX. Alvejado covardemente por vários tiros em frente a sua residência, nunca recebeu a devida justiça por parte do Estado brasileiro. Não houve qualquer responsabilização aos autores e mandantes do crime.
Para o professor Lauro Swensson, autor e intérprete da canção, “se tal assassinato tivera como objetivo silenciar uma das mais importantes vozes indígenas do país, a sua mensagem não pôde ser calada. Ela segue viva e pulsante, ecoando na luta dos Guarani-Kaiowá e de seus parceiros”.
Lauro acrescenta ainda que, “no nosso caso, ela ecoa numa canção que torna a arte uma forma de luta, memória e resistência. Ajude-nos a celebrar a luta e a memória de Marçal, votando na canção “Vim ver Marçal Tupã-i” através do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSehQbtigO5wVIOCFN2ThCOO0tFqgSgn8vv3g2YAhdIPUTLd3Q/viewform
Foto: reprodução/vídeo