E aí, de onde vem a fumaça em Manaus? Cientista diz que é da BR-319
Lucas Ferrante afirma que a origem da fumaça são os municípios de Careiro e Autazes

Ferreira Gabriel
Publicado em: 09/11/2023 às 21:40 | Atualizado em: 09/11/2023 às 21:40
A grande onda de fumaça que sufocou a cidade de Manaus (AM) no início de novembro veio de queimadas da BR-319.
A afirmação é do pesquisador Lucas Ferrante, coordenador de um projeto que monitora o desmatamento no estado. Ele havia desmentido o governador do Amazonas Wilson Lima que no dia 3, publicou um vídeo afirmando que a fumaça estava vindo de queimadas do oeste do Pará – informação reiterada por seu secretário de Meio Ambiente.
Ferrante, de acordo com o site Intercept Brasil, analisou dados públicos do Instituto Nacional de Meteorologia e verificou que o Amazonas está experimentando uma calmaria de ventos, proporcionada pelo fenômeno El Niño, que também está por trás da seca histórica que atinge a região.
De acordo com o pesquisador da Universidade Federal do Amazonas, a origem da fumaça são os municípios amazonenses de Careiro e Autazes, mais especificamente as regiões próximas à chamada rodovia Manaus–Porto Velho.
Causas do fumaceiro
Reportagem publicada pelo Intercept na segunda-feira mostra que a destruição da floresta por agropecuaristas na região metropolitana de Manaus ao longo de décadas é uma das explicações para a fumaça que cobre a cidade desde outubro, segundo o Ibama.
Um levantamento com base em relatórios do órgão e do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas revelou os nomes de alguns dos desmatadores da região que contribuíram para o fumaceiro.
Para Ferrante, há uma tentativa deliberada do governo do Amazonas de desviar o foco das queimadas nessas localidades, se eximindo de fiscalizar as atividades ilegais de grilagem e pecuária que dominam as margens da rodovia.
O pesquisador tem publicado uma série de estudos em revistas científicas internacionais demonstrando que órgãos ambientais do estado evitam atuar no desmatamento na região da BR-319.
“O histórico do governo Wilson Lima é de conivência com os crimes ambientais, e agora há essa tentativa de transferência de responsabilidade para outros estados”, afirmou.
Leia mais no Portal do Jeso Carneiro
Leia mais
Avô de influencer da capivara ‘Filó’ é grande produtor de fumaça no AM
Foto: reprodução/Redes Sociais