Trombose: 165 internados por dia no país têm risco de morte

Levantamento inédito da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) revela mais de 489 mil brasileiros internados.

Diamantino Junior

Publicado em: 06/11/2023 às 13:09 | Atualizado em: 06/11/2023 às 13:09

Um estudo divulgado pela Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) revela uma situação preocupante. Entre janeiro de 2012 e agosto de 2023, mais de 489 mil brasileiros foram internados para tratamento de tromboses venosas. Dados coletados do Ministério da Saúde indicam que só nos primeiros oito meses deste ano, uma média de 165 pessoas por dia foram hospitalizadas na rede pública de saúde para lidar com esse problema.

Importância da prevenção e cuidados diários

A trombose venosa é a formação de coágulos de sangue nas veias, geralmente nos membros inferiores, impedindo o fluxo sanguíneo normal.

Caracterizada por manchas arroxeadas ou avermelhadas, acompanhadas de inchaço e dor, a doença pode desencadear complicações graves como a embolia pulmonar.

A Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular destaca que cuidados diários como a prática de exercícios físicos e controle de peso podem prevenir o problema.

Cenário alarmante e números nacionais

Os dados revelam um cenário preocupante em relação às internações por tromboses.

No período analisado, 2019 registrou o maior número de hospitalizações – 45.216 casos.

O Sudeste foi a região mais afetada, respondendo por 53% das internações. São Paulo liderou o ranking dos estados, seguido por Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul, enquanto Roraima, Acre e Tocantins registraram os menores números.

Riscos e embolia pulmonar

Uma trombose não diagnosticada pode levar à formação de êmbolos que alcançam os pulmões, resultando na temida embolia pulmonar.

O estudo revela que mais de 122 mil brasileiros foram internados para tratamento de embolia pulmonar. O Sudeste lidera os números, seguido por Sul, Nordeste, Centro-Oeste e Norte.

Leia mais

Secretário de Arthur vence coronavírus, mas fica com trombose e necrose

São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná estão entre os estados com maior incidência, enquanto Amapá, Roraima e Acre apresentam as menores taxas de internações.

Leia mais na Agência Brasil

Foto: divulgação TV Brasil