UEA inaugura sede do empreendedorismo digital em Parintins
O projeto, apoiado por empresa da ZFM, é desenvolver ferramentas de negócios no mundo digital

Publicado em: 30/10/2023 às 18:10 | Atualizado em: 31/10/2023 às 08:38
A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) inaugurou hoje (30), em parceria com a Samsung, empresa da Zona Franca de Manaus (ZFM), o edifício de laboratórios do projeto Ocara – Polo de Empreendedorismo Digital da Amazônia, no município de Parintins.
O investimento é por meio dos incentivos da Lei de Informática 8.387/1991,
Conforme a UEA, o objetivo é, por meio do projeto, potencializar a criação de novos negócios via empreendedorismo digital. Isso tem relação com o mercado, em que empresas de grande porte estão migrando serviços e negócios para o mundo digital.
A reitora da UEA, em exercício, Kátia Couceiro, disse que o projeto é importante para a comunidade acadêmica e para a população de Parintins.
Conforme o coordenador do Ocara, professor Marceliano Oliveira, o projeto vai aprofundar os conhecimentos do estudante no empreendedorismo digital para potencializar negócios.
De acordo com Bi Garcia, a Prefeitura de Parintins trabalhará junto ao Governo Federal para que a internet oriunda da Infovia possa chegar à nova estrutura da UEA no município para potencializar ainda mais o projeto Ocara.
O prefeito também destaca o envolvimento de diversos entes governamentais para o sucesso da iniciativa, modelo no desenvolvimento do ensino empreendedor no Amazonas.
É importante esse empreendimento de educação super avançada no município de Parintins. Sendo que Parintins é o primeiro município que recebe o investimento no interior do Amazonas nessa parceria que envolve o Governo do Estado através do governador Wilson Lima, UEA através do reitor André Zogahib e Samsung do Amazonas. É um avanço muito grande, exalta Bi Garcia.

Leia mais
Passe estudantil: governo completa R$ 100 milhões à Prefeitura de Manaus
Estrutura
O prédio do Ocara tem 1.514 metros quadrados, com sete laboratórios.
A meta, de acordo com a UEA, é formar 1.500 alunos em quatro anos.
O projeto Ocara também possui um curso de graduação em design digital, para criação de produtos digitais como, por exemplo, identidade visual para web sites, ícones para aplicativos, jogos ou computador, personagens para jogos e demais produtos.
Fotos: Gerson Freitas/UEA/Secom