Lula ganha apoio de maioria na Câmara enquanto Bolsonaro derrete

Hoje o governo conta com apoio das bancadas de 24 estados, enquanto somente três votam mais com a oposição

Lula critica e diz que não há motivo para fila a benefícios do INSS

Ferreira Gabriel

Publicado em: 21/10/2023 às 10:03 | Atualizado em: 21/10/2023 às 10:03

O governo Lula (PT) conta com mais da metade dos votos das bancadas de 24 estados na Câmara dos Deputados.

Somente três unidades federativas votam mais com a oposição. A vantagem substancial destoa se for comparada com o resultado apertado das eleições.

A título de comparação, Bolsonaro foi vencedor em 14 estados durante sua tentativa de reeleição no ano passado. Hoje, somente Mato Grosso, Santa Catarina e Rondônia estão alinhados com a oposição.

Em Roraima, o ex-presidente conquistou 76,86% dos eleitores, seu melhor resultado em uma unidade da federação.

O estado serve como exemplo da desidratação da popularidade de Bolsonaro e de como o resultado das urnas são se reflete nos votos dos deputados. Desde janeiro, 66,6% dos parlamentares de Roraima votaram com o Planalto. A bancada tem oito cadeiras na Câmara, sem nenhum deputado de partido de esquerda.

A bancada de Roraima possui parlamentares filiados ao Republicanos (3), União Brasil (2), MDB (2) e PSD (1). Ou seja, trata-se de uma bancada formada por nomes do centrão.

Os dados foram tirados de uma plataforma de Power BI montada pela bancada da oposição. Foram compilados os resultados de votações desde o início do ano até o dia 10 de outubro. Os técnicos por trás do sistema pegaram o voto de cada deputado com cada uma das 64 votações no plenário e verificaram se o parlamentar seguiu a orientação da oposição ou do governo.

Leia mais

Lula veta marco temporal que Congresso aprovou

Reduto de Lula

Assim como na eleição, Lula tem os melhores resultados no Nordeste. Os sete estados que mais votam com o governo ficam nesta região. Inclusive, a adesão de deputados ao Planalto durante as votações é maior do que o resultado eleitoral.

Leia mais no UOL

Foto: Ricardo Stuckert/PR