Lula reúne ministros preocupado com seca no Amazonas. Dino reforça combate a incêndios

Presidente disse que determinou aos ministros que tenham equipes prontas e à disposição do estado e municípios.

Amazonas Tarumã seco

Aguinaldo Rodrigues, da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 13/10/2023 às 12:35 | Atualizado em: 13/10/2023 às 12:35

O presidente da República, Lula da Silva, fez neste dia 12, por videoconferência, uma reunião com ministros. Na pauta, preocupação com a seca e queimadas no Amazonas e demais estados da região Norte e as chuvas intensas em Santa Catarina, na região Sul.

“Assim como fizemos com o Rio Grande do Sul, temos dedicado atenção especial a esses estados, com a presença de técnicos, secretários, ministros, repasses de recursos e muito diálogo. Determinei aos ministros que todas as equipes estejam mobilizadas e à disposição dos governos estaduais e das prefeituras. O governo federal está atento, presente e atuando para atender a população e remediar os danos causados pelos extremos climáticos”, escreveu Lula no X (antigo Twitter).

No Amazonas, a vazante dos rios continua e não há nem previsão de chuva para os próximos dias. O estado está em situação de emergência. O rio Negro, que banha Manaus, deve atingir até o fim desta semana o menor nível de água da história, um pouco acima dos 13 metros. Hoje, dia 13, a cota está em 13,91 metros, apenas 26 centímetros acima da sua maior vazante, em 2010. Como a média de descida das águas dos últimos dias está na casa de 12 a 13 centímetros, até a próxima segunda-feira esse recorde deve ser quebrado.

Conforme o Governo do Amazonas, cerca de 400 mil famílias foram afetadas pela estiagem severa.

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), as quatro cidades brasileiras com maior quantidade de focos de incêndio em setembro são do Amazonas, na região da BR-319, entre Manaus e Porto Velho (Rondônia).

Amazonas Tarumã
Tarumã, ponto de partida para turismo no rio Negro.

Leia mais

Seca deve parar viagens de barco para 37 das 61 cidades do Amazonas

Seca nos rios derruba arrecadação de ICMS no Amazonas

Ar de Manaus é péssimo

Neste dia 12, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, anunciou o envio de mais policiais da Força Nacional para reforçar o combate aos incêndios florestais. O efetivo não foi divulgado. 

A seca e o ar poluído pela fumaça fez a Fiocruz Amazônia recomendar o uso de máscaras. Em alguns bairros de Manaus, a qualidade do ar é considerada “péssima”. A quantidade de poluentes, portanto, hoje é cinco vezes maior do que já é considerado “muito ruim” pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente.

Os dados são do monitoramento feito pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). De acordo com a Prefeitura de Manaus, a fumaça tem origem nos municípios da região metropolitana, sobretudo Autazes, Careiro e Iranduba.

Fonte: Agência Brasil

Foto: Ronaldo Siqueira/especial para o BNC Amazonas