Começa programa regional de qualidade do Inmetro com Amazonas e Piauí

Plano de trabalho, com representantes da UEA e UESPI, foi assinado no campus do Inmetro em Xerém, Rio de Janeiro

Antonio Paulo

Publicado em: 11/10/2023 às 06:04 | Atualizado em: 11/10/2023 às 09:25

Nos dias 9 e 10 de outubro, a direção do Inmetro recebeu representantes do Instituto de Pesos e Medidas-AM, Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS) e Fundação Universitas de Estudos Amazônicos (FUEA), no Campus em Xerém, Rio de Janeiro.

O encontro teve por finalidade a implementação do Programa Regional de Desenvolvimento da Infraestrutura da Qualidade (ProdIQ). De iniciativa do Inmetro, o projeto tem o objetivo de fomentar a acreditação de laboratórios e a formação de profissionais nas áreas de metrologia e qualidade nas regiões Norte e Nordeste do país.

Na ocasião, assinaram o plano de trabalho previsto no protocolo de intenções de Manaus, no dia 30 de setembro, entre UESPI e UEA. O convênio estabelece ações e prazos para conclusão da acreditação de laboratórios.

Dessa forma, também faz parte do ProdIQ, a formação de profissionais nas áreas de metrologia e qualidade das regiões Norte e Nordeste do país.

Os convidados e parceiros tiveram acolhimento do chefe de gabinete do Inmetro, Alexandre Pereira Costa e Silva, e diretores do instituto. Além dos coordenadores-gerais de Acreditação, Marcos Barradas e Andrea Melo. A equipe representou o presidente do instituto, Márcio André Brito.

Leia mais

Inmetro lança plano de infraestrutura de qualidade no Norte e Nordeste

Desenvolvimento socioeconômico

“Queria agradecer especialmente o acolhimento do Inmetro, em um projeto tão importante que vai corrigir diversos fatos históricos, além de promover o desenvolvimento social e econômico de nossa região”, disse o reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), André Zogahib.

Durante os dois dias, o grupo visitou os laboratórios de metrologia científica, entre eles os de microscopia (Labmi), de análise de superfície (Lafes), e o de radiometria e totometria (Laraf).

“Sempre questionamos que o polo industrial de Manaus e a região Norte não tinham laboratórios nem uma infraestrutura da qualidade para atuar. Agora, em parceria com o governo federal e o Inmetro, temos a oportunidade de somar com esses e outros atores a chance de contribuir e alavancar a competividade dos processos na Zona Franca de Manaus. Isso, sem que produtos sejam submetidos a avaliação em outras regiões, reduzindo, portanto, tempo e custos principalmente”, afirmou Itamar Souto, diretor técnico do Ipem Amazonas.

Acreditação

Já um dos coordenadores-gerais de Acreditação do Inmetro, Marcos Barradas, destacou a importância do ProdIQ.

“Em suma, estamos muito orgulhosos em participar desse importante programa, pois, com ele, temos o compromisso de acreditar laboratórios em um tempo muito menor. Visto ser um processo que leva aproximadamente 11 meses, mas, agora, poderemos concluir em até cinco meses”.

Por fim, Entre os dias 9 e 27 de outubro será administrado no ambiente Virtual de aprendizagem do Inmetro um curso referente à ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017. Em suma é uma avaliação dos requisitos gerais para competência de laboratórios de ensaio e calibração. A carga horária é de 30 horas e é destinado a representantes da UEA e da UESPI.

Leia mais

Foto: divulgação/Inmetro