Inmetro passa por avaliação internacional e é elogiado pela competência
A experiência brasileira foi exaltada por 12 avaliadores da Cooperação Interamericana de Acreditação (IAAC)

Antonio Paulo
Publicado em: 04/10/2023 às 19:00 | Atualizado em: 04/10/2023 às 20:08
A coordenação-geral de acreditação (Cgcre), do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) passou por avaliação internacional entre os dias 25 e 29 de setembro.
A análise técnica do desempenho institucional foi realizada por uma delegação de 12 avaliadores da Cooperação Interamericana de Acreditação (IAAC). Além de quatro observadores do governo e segmento nuclear dos Estados Unidos (NEI/NUPIC). Essa avaliação ocorre de quatro em quatro anos.
Desse modo, a equipe da cooperação interamericana confirmou o seguinte: o desempenho geral da coordenação de acreditação do Inmetro está de acordo com os requisitos da ABNT NBR ISO/IEC 17011. Essa representa portando, uma avaliação da conformidade, requisitos para os organismos de acreditação.
Na linguagem técnica do Inmetro, acreditação é o processo pelo qual uma instituição ou órgão atesta a competência técnica de uma empresa. Esse é um atestado para prestar um serviço ou fornecer um produto. De forma simples, também se pode dizer que as acreditações são voltadas ao atendimento de requisitos.
Experiência brasileira
Além disso, a equipe avaliadora da IAAC destacou que “ficou impressionada com a experiência da equipe brasileira como organismo de acreditação. Isso porque promove o desenvolvimento de esquemas de acreditação, com a informatização de seus processos e atividades relacionados. E ainda atestou a competência de seus avaliadores e especialistas para cada um dos esquemas de acreditação”.
Essa avaliação ocorre em período de 4 anos e é conhecida internacionalmente como “avaliação de pares”. Segundo a direção do Inmetro, o objetivo é confirmar a devida manutenção dos acordos internacionais em acreditação (IAAC/IAF/ILAC). Assim, o Inmetro, sendo signatário, cumpre as regras internacionais.
Padrões de qualidade
Por fim, a coordenação-geral de acreditação do Inmetro explica que “a avaliação de pares é fundamental. Isso porque ela propicia, através dos acordos internacionais, que os produtos e serviços brasileiros sejam aceitos nos mercados. Já aqueles oriundos do exterior precisam atender aos padrões de qualidade através de avaliação da conformidade acreditada”.
Faziam parte da delegação internacional profissionais do México, Espanha, Colômbia, Equador, Costa Rica, Cuba, Argentina, Uruguai, Canadá e Estados Unidos.
Leia mais
Técnicos da República Dominicana recebem capacitação do Inmetro no Brasil
Foto/divulgação