Com quantas penas se faz uma fantasia?
Conversamos com um artista de ciranda que revelou que uma fantasia de destaque pode chegar a custar R$ 16 mil, sem incluir o costeiro.

Dassuem Nogueira, especial para o BNC Amazonas
Publicado em: 03/09/2023 às 12:13 | Atualizado em: 03/09/2023 às 12:13
As roupas e fantasias das cirandas chamam atenção e ressaltam luxo. Neles há muitos enfeites, pedras, brilhos e penas. Esses aviamentos costumam ser caríssimos.
Conversamos com o artista da ciranda Flor Matizada, Max Willyan, 32 anos, para saber quanto custa uma fantasia.

O artista nos informou que a fantasia de corpo de um destaque chega a custar 16 mil reais. Isso sem o costeiro.
Max diz que prima em comprar materiais que sejam originais por terem maior durabilidade. O strass, as pedrinhas que imitam diamante, por exemplo, enferrujam rapidamente se não forem originais.
A qualidade e a durabilidade são importantes porque essas fantasias são usadas em eventos até 5 anos após o festival em que foram apresentadas.

Porém não podem ser reaproveitadas para o festival de Manacapuru, pois mudam de tema de um ano para o outro e a fantasia ficaria descontextualizada.
Sobre o processo de criação, Max nos disse que “Os artistas confeccionam as fantasias sob a orientação do cirandista (equivalente à figura do carnavalesco). É ele quem faz a pesquisa do tema e passa para os artistas de fantasia o que querem de cada item. O tema do ano é escolhido no mês de dezembro e começam as pesquisas. A partir de março, a equipe de criação e arte viaja para comprar o material”
Para comprarem mais em conta, preferem ir aos polos comerciais desses produtos no Brasil, no Rio de Janeiro e em São Paulo.
O costeiro, a parte de trás, tem um custo de produção ainda maior.
Para termos dimensão, Max nos contou que uma pena de faisão, uma pena cumprida que costuma formar o arco maior desses costeiros, custa em média 100 reais cada. Em um costeiro, se usa cerca de 600 dessas penas.

Ou seja, o custo apenas com esse tipo de pena pode custar 60 mil reais. Por isso, na Matizada, eles alugam as penas de outros artistas de fantasias, de diferentes segmentos em Manaus.
Uma pena menor, como a do tipo rabo de galo, custa 3 mil reais o quilo. Em um costeiro se usa cerca de 1 quilo e meio. Assim, só de pena de rabo de galo, o custo em apenas destaque chega a ser de 4,500 reais.
Fotos: cedidas por Max Willyan, artista de fantasias da Flor Matizada