Sai do STF ordem de bloquear bens do ministro das Comunicações
A Polícia Federal também realizou buscas em diversas cidades do Maranhão no contexto dessa operação.

Diamantino Junior
Publicado em: 01/09/2023 às 18:28 | Atualizado em: 02/09/2023 às 09:52
O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta sexta-feira (1º/9) o bloqueio de bens do ministro das Comunicações, Juscelino Filho, em resposta a um pedido da Polícia Federal (PF). Além disso, o magistrado autorizou a execução de 12 mandados de busca e apreensão em diversas cidades do Maranhão, incluindo São Luís, Vitorino Freire e Bacabal.
Entre os alvos das buscas está Luanna Rezende, irmã do ministro e prefeita de Vitorino Freire. Além disso, medidas cautelares, como afastamento de cargos públicos, suspensão de licitações e restrições à celebração de contratos com órgãos públicos, foram aplicadas, bem como a indisponibilidade de bens de outros investigados.
As acusações contra o ministro Juscelino Filho envolvem um suposto esquema de desvio de emendas parlamentares, incluindo fraudes em licitações, desvio de recursos públicos e lavagem de dinheiro, relacionados a verbas federais destinadas à Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).
Leia mais
Lula dá ultimato a ‘ministro dos cavalos’: ‘Se não provar inocência, tá fora’
Embora haja indícios de desvio de verbas destinadas a emendas parlamentares, o ministro Barroso negou o pedido da PF para realizar buscas pessoais no ministro Juscelino Filho, alegando que faltam elementos concretos que vinculem diretamente o ministro ao esquema. Contudo, o magistrado destacou a importância de continuar as investigações.
Leia mais no Correio Brazieliense
Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados