Podemos e União Brasil devem fornecer provas que vão cassar Moro

Partidos são intimados para colaborar na coleta de provas relacionadas às ações que discutem a cassação do mandato do ex-juiz e atual senador Sergio Moro.

Diamantino Junior

Publicado em: 29/08/2023 às 19:05 | Atualizado em: 29/08/2023 às 19:06

Na quarta-feira passada (23/8), os partidos Podemos e União Brasil receberam notificações para cooperar na coleta de evidências relacionadas às ações que debatem a revogação do mandato do ex-juiz Sergio Moro, atualmente senador.

Essa informação foi reportada pela coluna de Lauro Jardim no jornal O Globo.

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) tomou essa medida dois meses após unificar os processos movidos pelos partidos PL e PT, possibilitando também a obtenção de provas contra Moro.

As alegações indicam que o ex-juiz possivelmente ultrapassou o teto de despesas permitido pela Justiça Eleitoral durante sua pré-campanha ao Senado, levantando suspeitas de abuso de poder econômico.

É válido lembrar que, inicialmente, os planos de Moro envolviam concorrer à presidência da República, o que implicou em investimentos mais substanciais em sua campanha.

Leia mais

Hacker diz a Moro: ‘Fui perseguido como o senhor fez com Lula’

Os partidos demandantes, PL e PT, aguardam dos partidos associados a Moro, Podemos e União Brasil, a apresentação de evidências que sustentem alegados gastos acima do limite estabelecido.

Essas provas podem abranger contratos, registros de prestação de serviços e recibos fiscais, e o prazo para a resposta é de dez dias úteis, a partir da notificação.

Essa data estimada para conclusão coincide com a proximidade do feriado de 7 de setembro, Dia da Independência.

O desembargador Dartagnan Serpa Sá será responsável por avaliar as evidências.

Leia mais no brasil 247

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado