Festival atrai R$ 22 milhões em patrocínio, anuncia prefeito
Essa será a primeira vez que a Prefeitura de Manaus realizará um evento com a maior parte dos recursos oriundos do setor privado

Mariane Veiga
Publicado em: 28/08/2023 às 23:02 | Atualizado em: 28/08/2023 às 23:15
O prefeito de Manaus, David Almeida, anunciou nesta segunda-feira (28) a lista dos patrocinadores privados e apoios que vão investir, no total, R$ 22 milhões para a realização do festival #SouManaus Passo a Paço 2023.
Destacando a presença do DJ David Guetta e mais 13 atrações nacionais, Almeida disse que é importante pensar grande para Manaus, tornando a cidade uma referência para o mundo e deixando no passado a expressão “porto de lenha”, eternizada pelo poeta Torrinho.
“Manaus não é mais um ‘porto de lenha’ como na música do Torrinho. Manaus é a sexta ou sétima cidade do Brasil e precisamos pensar desta forma. Temos que colocar Manaus para cima como protagonista. O evento terá o custo aproximado de R$ 28 milhões, sendo que R$ 22 milhões serão pagos pelos patrocinadores privados e apoios. Assim, o poder público irá arcar com R$ 6 milhões, valor referente a menos da metade do que estava orçado na LOA 2023, que era de R$ 13 milhões”, disse Almeida.
Essa será a primeira vez que a Prefeitura de Manaus realizará um evento com a maior parte dos recursos oriundos do setor privado, fato que confirma o compromisso da atual gestão do prefeito em respeitar o dinheiro público.
Almeida fez questão de salientar o crescimento do festival em sua segunda edição com a nova roupagem. Prova disso é que a expectativa é de 150 mil pessoas por noite em um complexo de mais de 44 mil metros quadrados, com 10 áreas de ocupação, sendo 7 palcos.
Outro ponto citado foi a parceria pública-privada estabelecida para o festival.
Almeida usou exemplo como do carnaval de Salvador e festival de Parintins, onde uma parte dos ingressos também é comercializado, o que proporciona a oportunidade de investir em maiores atrações para o público.
“No ano passado, tínhamos o palco principal para 40 mil pessoas. Agora esse palco foi para 60 mil. O da Alfândega, eram 12 mil e agora vamos para 20 mil. Vale ressaltar que as pulseiras e os ingressos são apenas para o acesso aos palcos, mas todas as demais áreas são abertas ao público. Foram muitas mentiras espalhadas nos últimos dias. De 150 mil pessoas diária, teremos a venda de apenas 2,5 mil ingressos. Apenas com o valor pago por esta empresa que participou do edital, nós pagamos todos os artistas locais e gospel”, informou.
Valorização do artista local
A Prefeitura de Manaus, por meio da Manauscult, aumentou em mais de 580% o número de artistas locais em relação a primeira edição, em 2015, onde apenas 12 artistas locais estiverem envolvidos.
Nesta edição, são mais de 700 trabalhadores da cultura, distribuídos em 9 segmentos, representados, legalmente, por 70 bandas, entre pessoas físicas e jurídicas.
Outro ponto positivo ressaltado por David Almeida é a criação de mais de 5 mil empregos diretos e indiretos. Serão 70 artistas musicais, 700 trabalhadores da cultura, 160 trabalhadores da cenografia. 75 artesãos, 200 manipuladores de alimentos na Praça de Alimentação e Feira da Semacc – Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal, e 2.5 mil prestadores de serviços.
Patrocinadores e apoiadores
No total, o #SouManaus 2023 contará com 19 patrocinadores e 8 apoiadores. São eles:
Patrocinadores
- Bradesco
- Honda
- Hapvida
- Amazonas Energia
- Atem
- Avancard
- Bfx Eletrônicos
- Norte Ambiental
- Supermercados Nova Era
- Construtora Pomar
- Positivo Tecnologia
- Santo Remédio
- DM de Aguiar & Cia Ltda
- TCL Semp
- MK BR S.A. – Aiwa
- J F de S Teles
- H.P. Logística e Navegação
- Executivo Seguros e Benefícios
- Auto Posto Brasil
Relação de apoiadores
- Águas de Manaus
- Gaia Eco
- Tumpex
- Vinci Airports
- Manauara Shopping
- Trakto
- Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam)
- Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Governo do Amazonas
Foto: João Viana/Semcom