BR-319 deve ser incluída no Novo PAC como estrada-parque

De acordo com o ministro dos Transportes, Renan Filho, as obras devem constar no PAC

BR-319 deve ser incluída no Novo PAC como estrada-parque

Iram Alfaia, do BNC Amazonas em Brasília

Publicado em: 11/08/2023 às 11:20 | Atualizado em: 11/08/2023 às 11:20

Dentro da perspectiva da transição ecológica, o lançamento do Novo PAC deve contemplar as obras de pavimentação da BR-319, que liga Manaus a Porto Velho, com as características de uma Estrada Parque.

De acordo com o ministro dos Transportes, Renan Filho, as obras devem constar no PAC que está sendo lançado nesta sexta-feira (11), no Rio de Janeiro, pelo presidente Lula da Silva.

O ministro chegou a dizer, em Porto Velho (RO), que a BR-319 será asfaltada, mas com “rigoroso sistema de proteção ao meio ambiente”.

“É uma rodovia que tem um entrave ambiental considerável. Então estamos dialogando para fazer uma obra que garanta sustentabilidade ambiental. Não é prioridade a qualquer custo, mas o ministério deseja fazer”, disse o ministro ao site Metrópole.

O presidente Lula já havia antecipado que era favorável a pavimentação do trecho do meio (entre os quilômetros 250 e 655,7) da BR-319, mas que dependia de um parecer de um grupo técnico da Casa Civil.

“Na minha opinião acho que a gente pode fazer com muito cuidado a BR-319. Você pode montar pontos de fiscalização e até colocar as Forças Armadas para tomar conta desse pedaço da estrada (trecho do meio) e da floresta para evitar que haja transtorno como a ocupação de madeireiros e garimpeiros ilegais. Ou seja, o que precisamos é dar garantia à sociedade do que a gente vai fazer, disse o presidente para emissoras de rádio da região.

Leia mais

BR-319 entra no Novo PAC? País tem 14 mil obras paradas

BR-319 está no Novo PAC, diz Folha de S.Paulo

Governo diz que decisão sobre BR-319 sai junto com PAC

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil