Amazônia na ONU é pauta de Lula com países sul-americanos

Presidentes amazônicos têm encontro em Belém, em agosto.

Lula quer reunir países amazônicos em Belém, com presença dos EUA

Publicado em: 24/07/2023 às 22:41 | Atualizado em: 24/07/2023 às 22:48

O presidente Lula da Silva (PT) viajará a Belém, no início de agosto, para participar da Cúpula da Amazônia, que contará com os chefes de Estado de oito países que compartilham do território.

Um dos objetivos é produzir um documento que trate do bioma, em diversos assuntos, e que será entregue aos 193 Estados-membros no debate geral da Assembleia Geral da ONU, que ocorre no mês seguinte.

Dessa maneira, farão parte do encontro Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela, além do próprio Brasil, todos membros da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA).

Leia mais

Saiba qual alerta vem da Nasa para Lula sobre Amazônia

O evento está marcado para os dias 8 e 9 do mês que vem. A cúpula antecede a Conferência do Clima das Nações Unidas (COP 30), que também será sediada na capital paraense em novembro de 2025, e deve produzir efeitos importantes.

Isto porque pautas como desenvolvimento sustentável e preservação ambiental, principalmente da Amazônia, vêm sendo moeda de troca para recuperar a confiança internacional.

Com os desmontes ambientais provocados pelo governo Jair Bolsonaro (PL), Lula tenta reconquistar antigos parceiros que antes contribuíam com repasses ao Fundo Amazônia, por exemplo.

Leia mais no Correio Braziliense.

Foto: Divulgação