Inmetro atualiza tabela de carros mais eficientes em energia

Entre as novidades de 2023, destaque para dois novos modelos elétricos: audi E-Tron GT e o lançamento do BYD Dolphin

Antonio Paulo

Publicado em: 14/07/2023 às 15:00 | Atualizado em: 14/07/2023 às 16:47

Nesta sexta-feira (14), o Inmetro incluiu lançamentos e novas versões de veículos na tabela do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV 2023).

Entre as novidades, destaque para entrada de dois novos modelos elétricos: a nova versão do audi E-Tron GT e o lançamento do BYD Dolphin.

Dessa forma, o programa fornece informações sobre o desempenho dos produtos, considerando atributos como a eficiência energética.

Assim como o ruído e outros critérios que podem influenciar a escolha dos consumidores que, assim, poderão tomar decisões de compra mais conscientes, informa de metrologia, qualidade e tecnologia.

Novidades

Entre as novidades deste ano, o Inmetro destaca quatro lançamentos no segmento de picapes: Ram Rampage, Nissan Frontier 2024 e as Ford Maverick Híbrida e Ranger na sua nova versão 2024.

Além disso, entra na tabela o lançamento da versão esportiva toyota Corolla GR-S e as novas versões 2024 do Hyundai Creta.

Assim como dos volkswagen Polo, Virtus e T-Cross, Peugeot 208 Like e Style e o Fiat Fastback drive TF200 1.0 turbo.

Os dados da etiquetagem podem ser consultados no portal do Inmetro: www.gov.br/inmetro/pt-br/assuntos/avaliacao-da-conformidade/programa-brasileiro-de-etiquetagem/tabelas-de-eficiencia-energetica/veiculos-automotivos-pbe-veicular 

Valor-etiqueta

A exemplo do que ocorre com refrigeradores, aparelhos de ar-condicionado, fogões e fornos a gás, televisores, lâmpadas e outros produtos, os veículos também recebem etiqueta com faixas coloridas.

Dessa forma, as faixas vão de A (mais eficiente) até E (menos eficiente), tanto na comparação relativa dentro de suas categorias quanto na comparação absoluta com todos os demais modelos participantes.

Segundo o Inmetro, a etiqueta classifica os modelos quanto à eficiência energética na categoria e mostra outras informações.

Entre elas estão a autonomia em km/litro de combustível na cidade e na estrada, e a emissão de CO2, que é um dos gases responsáveis pelo efeito estufa.

Leia mais

Consumidor

“A tabela do PBE precisa estar sempre atualizada para que cumpra o seu importante papel de ferramenta para decisão do consumidor na hora da compra”, orienta o presidente do Inmetro, Márcio André Brito.

Na avaliação dele, com a tabela, a sociedade conhece os modelos e versões dos carros com menor consumo em suas categorias.

Categorias

De acordo com as determinações do Inmetro, os veículos são avaliados nas seguintes categorias:

  • subcompacto, compacto, médio, grande, extragrande, utilitário esportivo compacto, utilitário esportivo grande, utilitário esportivo compacto 4×4;
  • utilitário esportivo grande 4×4, fora de estrada, minivan, comercial, picape compacta, picape e esportivo.

Além disso, segundo Brito, com as novas atualizações, a tabela do PBEV 2023 passa a contemplar 850 modelos/versões, entre os quais 80 são veículos elétricos.

Foto: divulgação/Inmetro