Bloqueados R$ 62 milhões de crédito a suspeitos de desmatamento
O BNDES determinou o bloqueio em razão de informações coletadas pela plataforma MapBiomas, com quem o banco firmou uma parceria em fevereiro

Ferreira Gabriel
Publicado em: 14/07/2023 às 15:23 | Atualizado em: 14/07/2023 às 15:23
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) determinou o bloqueio de 182 solicitações de créditos em imóveis rurais com indício de desmatamento. Essas operações somam R$ 62,5 milhões, concentradas em 17 estados.
O banco determinou o bloqueio em razão de informações coletadas pela plataforma MapBiomas, com quem o BNDES firmou uma parceria em fevereiro. Os dados coletados são dos últimos 5 meses e representam 0,9% do total de solicitações para financiamentos no período.
O proprietário do imóvel pode, no entanto, apresentar recurso após o bloqueio do pedido de crédito rural e apresentar documentação para provar que a situação está legal do ponto de vista ambiental.
A MapBiomas detecta alertas de desmatamento por meio de imagens de satélite. Essas informações estão integradas com o sistema do banco que consegue monitorar ainda imóveis que tem operações contratadas anteriormente.
Com a parceria em vigor, em fevereiro, o BNDES só libera os recursos para financiamento rural em imoveis que estão sem indícios de desmatamento. Desde então, só podem ser aprovados financiamentos de crédito rural destinados a imóveis onde não sejam identificados indícios de desmatamento.
Leia mais no blog da Julia Duailibi no G1
Leia mais
Dino quer novas bases de vigilância com verba do Fundo Amazônia
Foto: Divulgação