Chefia do Dnit fica com quem já foi do time de Bolsonaro e Freitas
Lula indicou engenheiro considerado homem de confiança do ex-ministro da Infraestrutura e atual governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas

Mariane Veiga
Publicado em: 06/07/2023 às 00:37 | Atualizado em: 06/07/2023 às 00:52
Com o ex-presidente Jair Bolsonaro inelegível, o PL começou a participar da distribuição de cargos no governo Lula da Silva (PT) e emplacou um aliado no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
Dessa maneira, Lula indicou Fábio Pessoa da Silva para a Diretoria de Infraestrutura Rodoviária do Dnit, uma das mais importantes do órgão, que cuida das obras em rodovias pelo país, e cobiçada por políticos.
O engenheiro é considerado homem de confiança do ex-ministro da Infraestrutura e atual governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP).
A nomeação mostra que o presidente nacional do partido, Valdemar Costa Neto, liberou parlamentares da bancada para negociarem com o Palácio do Planalto, enquanto a ala bolsonarista faz a oposição mais radical.
Fábio Pessoa foi diretor de planejamento e projetos especiais do Ministério da Infraestrutura na gestão Bolsonaro.
A indicação dele foi aprovada, na terça-feira (4), pela Comissão de Infraestrutura do Senado, responsável por confirmar as indicações encaminhadas pelo Planalto.
A aprovação ocorreu com ampla maioria em uma votação secreta: 19 dos 20 senadores presentes foram favoráveis.
Com base favorável no Senado, o governo tenta ampliar seus votos na Câmara dos Deputados.
Para isso, articuladores políticos de Lula negociam, dia a dia, com dissidentes do PL, do Republicanos e do PP, enquanto tentam ampliar a fidelidade de partidos como União Brasil, MDB e PSD.
Leia mais no Terra.
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil