Mídia nacional de olho na disputa ‘verde’ entre Amazonas e Pará
Mídia nacional de olho na disputa “verde” entre Amazonas e ParáMídia nacional de olho na disputa “verde” entre Amazonas e Pará

Antônio Paulo, do BNC Amazonas em Brasília
Publicado em: 03/07/2023 às 13:47 | Atualizado em: 03/07/2023 às 20:40
A mídia nacional trouxe, nesse fim de semana, uma espécie de disputa por espaço político entre os estados do Amazonas e Pará e seus respectivos governadores: Wilson Lima e Helder Barbalho.
Assim destacaram dois colunistas do jornal O Globo e da revista Veja, quando mencionam uma tal de “disputa verde” entre os dois estados da Amazônia.
O jornalista Lauro Jardim, de O Globo, disse que uma campanha publicitária do governo do Amazonas cutuca Pará, que será sede da COP-30 em 2025.
O presidente Lula da Silva e a direção das Nações Unidas (ONU) já confirmaram o Pará como sede da COP-30, após promessa de promovê-la na Amazônia.
“Não passou despercebido, em uma recém-lançada campanha publicitária do governo do Amazonas, o tom provocativo ao vizinho Pará, que sediará a Conferência do Clima em 2025. As propagandas exaltam a maior biodiversidade do planeta, a gastronomia e até o mesmo o festival de Parintins”, afirma Jardim.
O festival dos bois-bumbás Garantido e Caprichoso, de Parintins, ocorreu no último fim de semana e, segundo informações de bastidores, o governador Helder Barbalho esteve presente a convite de Wilson Lima.
Leia mais
Turismo pós-pandemia
O colunista do jornal O Globo afirma ainda que o intuito da campanha publicitária, segundo o governo de Wilson Lima, é turbinar a recuperação do turismo pós-pandemia.
No entanto, a campanha aproveitou o espaço para uma cutucada, com o slogan “Amazonas. Incomparável”.
De acordo com Lauro Jardim, os banners, que serão expostos em breve em aeroportos do país, informam ainda que o Amazonas está entre os 52 lugares recomendados pelo “The New York Times” para se visitar em 2023.
Leia mais
Lula cobra que europeus paguem dívida histórica com Amazônia
“Guerra Verde”
Da mesma forma, o colunista do Radar Econômico da revista Veja, Victor Irajá, trata a disputa entre o Amazonas e Pará como “Guerra Verde”.
Segundo o jornalista, na disputa pelo posto de “porta-voz da Amazônia”, Helder Barbalho, governador do Pará, usou a proximidade com Lula e garantiu a COP-30 em Belém, em 2025.
Wilson Lima, governador do Amazonas, largou depois, mas assegurou a nova edição do TED Talks, evento internacional de palestras, a ocorrer no estado em novembro deste ano.
Foto: Divulgação/redes socias