CPI dos golpistas: petistas pedem saída do bolsonarista Do Val
O senador disse que trata-se de uma perseguição política

Ferreira Gabriel
Publicado em: 20/06/2023 às 12:33 | Atualizado em: 20/06/2023 às 12:33
A permanência do senador Marcos do Val (Podemos-ES) na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga os atos antidemocráticos do 8 de janeiro está em xeque.
Foi formalizado, nesta terça-feira (20), um requerimento para que o senador, que é membro titular, seja substituído por seu bloco ou partido.
“No nosso entender, isso configura conflito de interesse direto, e inviabiliza a devida apuração dos fatos, podendo vir a impedir, inclusive, o compartilhamento de informações relevantes para a comissão pelo STF”, argumentou o deputado Rogério Correia (PT-MG) ao apresentar o pedido.
O petista salientou que não há relação de “impedimento político ideológico de nenhum parlamentar, que evidentemente tem aqui o seu direito conferido nas urnas”, porém o fato de ser investigado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) denotaria a complexidade da relação. A solicitação também foi enviada à presidência do Congresso Nacional.
O presidente do colegiado, Arthur Maia (União-BA), salientou que a presidência não tem autoridade nem competência para incluir ou excluir nenhum membro.
“Perseguição política”
Do Val utilizou a ocasião para se defender das acusações de envolvimento com os atos golpistas de 8 de janeiro.
O parlamentar estaria atuando para atrapalhar o andamento das apurações contra extremistas que invadiram e depredaram o Palácio do Planalto, o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Congresso Nacional.
“Ele também coloca ali nos autos que eu publiquei um documento sigiloso, que era um crime gravíssimo. Só que o próprio ministro Moraes quebrou sigilo do documento no dia 5 de março. Foi feito rápido para pegar no meu aniversário. Foi algo grotesco, acho que nem um estagiário do Judiciário faria algo tão esdrúxulo”, criticou do Val.
Leia mais na matéria de Taísa Medeiros no Correio Braziliense
Leia mais
Senador Marcos do Val enviava mensagens para criar álibis
Moraes manda PF fazer buscas em endereços de Marcos do Val
Foto: Pedro França/Agência Senado