Ministra anuncia concurso público para vagas nos ministérios
Esther Dweck destacou que, com uma “força-tarefa”, será possível nomear os aprovados ainda este ano

Mariane Veiga
Publicado em: 16/06/2023 às 16:44 | Atualizado em: 16/06/2023 às 17:01
A ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, anunciou nesta sexta-feira (16), a autorização para a realização de novos concursos públicos no governo federal. Ao todo, serão criadas 4.436 vagas, para preencher os quadros de 20 ministérios.
As vagas devem ser publicadas em edição extra do “Diário Oficial da União”, ainda nesta sexta. A expectativa é que o impacto orçamentário anual seja de R$ 735 milhões.
Em coletiva à imprensa, a ministra disse acreditar que, com uma “força-tarefa” dos ministérios, será possível nomear os aprovados nos concursos ainda este ano.
Leia mais
Lula quer mudanças nas regras para concursos públicos
Enquanto Esther fazia o anúncio, o presidente Lula da Silva (PT) ligou para “cobrar” por mais cargos nas áreas de meio ambiente e assistência social, que devem ser transversais; quando o concurso vai preencher vagas em mais de um ministério.
“Eu expliquei pra ele que no caso do Meio Ambiente tanto ICMBio e Ibama têm concurso em vigor. E no caso das áreas sociais é o próximo que vai sair, com um quantitativo maior até do que o quantitativa das demais carreiras transversais. Falei pra ele que a gente vai soltar, provavelmente, na semana que vem”, disse.
Leia mais no G1.
Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República