Bumbódromo: maior legado de Amazonino Mendes em Parintins

Prefeitura de Parintins e os Bois Garantido e Caprichoso decretaram luto e prestaram homenagens

Tem passagem barata pra quem só pode assistir uma noite do festival 

Ferreira Gabriel, Gabriel Ferreira da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 13/02/2023 às 12:24 | Atualizado em: 13/02/2023 às 12:29

Às 20h do dia 28 de junho de 1988, o governador Amazonino Mendes dava início a cerimônia de inauguração descerrando a placa do complexo cultural do Bumbódromo, em Parintins.

Acompanhado de diversas autoridades locais, nacionais e internacionais, Mendes deixava ali o que viria a ser a obra de maior legado no interior do estado.

O espaço foi construído para dar lugar ao maior espetáculo a céu aberto do planeta, o Festival Folclórico de Parintins, para a disputa dos Bois-Bumbás Garantido e Caprichoso.

“Povo de Parintins esse é um momento de grande significação para nós. Quisemos edificar aqui na ilha, um marco, a decisão, um monumento de respeito à identidade cultural do povo”, disse em seu discurso na época.

Confira o vídeo compartilhado em rede social do ex-governador:

Leia mais

Ex-governador Amazonino Mendes morre aos 83 anos em São Paulo

UEA presta homenagem ao seu criador, Amazonino Mendes

Luto em Parintins

Em gesto de luto pelo falecimento do ex-governador do Amazonas, a prefeitura de Parintins decretou três dias de luto oficial no município.

Em nota, o executivo municipal destacou o legado deixado por Amazonino Mendes: “O nosso festival folclórico tem dois momentos. Um antes e um depois de Amazonino. Com a construção do Bumbódromo e o patrocínio da Coca-Cola, marcas indeléveis do seu compromisso com a nossa cultura, a brincadeira de Lindolfo Monteverde e Roque Cid cresceu e encantou os olhos do mundo”.

Confira na íntegra:

NOTA DE PESAR

Parintins se entristece com a notícia do falecimento do ex-governador Amazonino Armando Mendes, 83 anos, ocorrido na manhã de hoje, em São Paulo.

Prefeito de Manaus, governador do Estado e senador da República, Amazonino Mendes fez história na política amazonense e na gestão pública. Em nosso município realizou importantes obras estruturais que resultaram em melhorias na qualidade de vida das pessoas.

O nosso festival folclórico tem dois momentos. Um antes e um depois de Amazonino. Com a construção do Bumbódromo e o patrocínio da Coca-Cola, marcas indeléveis do seu compromisso com a nossa cultura, a brincadeira de Lindolfo Monteverde e Roque Cid cresceu e encantou os olhos do mundo.

Em nome dos parintinenses, transmito os nossos sentimentos aos familiares, parentes e amigos, pedindo a Deus que conforte o coração de todos e que o Negão siga o seu caminho de Luz.

Está decretado três dias de luto oficial no município!

Frank Bi Garcia

Prefeito de Parintins

Garantido e Caprichoso exaltam Amazonino

Protagonistas do Festival de Parintins e agraciados pelas obras de Amazonino Mendes, as Associações Folclóricas Garantido e Caprichoso também manifestaram pesar pela morte do ex-governador. Ambos decretaram três dias de luto.

Nota do Boi Garantido

A Diretoria do Boi Garantido decreta luto oficial de três dias em razão do falecimento do ex-governador Amazonino Mendes. Grande incentivador do Festival de Parintins, construiu o Bumbodromo e investiu sempre no crescimento e na divulgação da cultura amazonense. Torcedor declarado do Boi do Povão ele deixa um legado para a história do nosso Estado

Nota do Boi Caprichoso

Nota de Pesar

A saga de um grande canoeiro chega ao fim. Um canoeiro que esteve nos braços dos rios de vários lugares do nosso Amazonas. O velho canoeiro que prestava homenagem ao seu estado no nome.

O silêncio da mata, o som sereno da nossa marujada, as vozes caladas da nossa torcida, neste momento, prestam homenagens ao grande Tuxaua do povo do Amazonas, Amazonino Armando Mendes, que dirigiu o estado como governador, foi prefeito de Manaus e senador da república.

O presidente do Caprichoso, Jender Lobato, e o vice Karu Carvalho decretam luto de três dias em homenagem ao eterno governador do Amazonas. Um homem com uma grandiosa contribuição para o desenvolvimento de nossa cultura e, de forma especial, do nosso festival folclórico.

Amazonino foi o homem que viu no Festival de Parintins a oportunidade de levar o estado para o mundo. Construiu o bumbódromo e apoiou a transmissão da festa. Parintins, o Festival e o Boi Caprichoso devem muito a este homem que acreditou em nossa cultura, que investiu na educação e que hoje deixa um legado de trabalho, investimento no interior e de amor ao nosso Festival.

O boi Caprichoso é eternamente grato por tudo! Descanse em Paz, Negão!

Foto: BNC