Preso terceiro financiador dos atos terroristas do 8 de Janeiro

Carlos Victor Carvalho, 34 anos, o CVC, estava em uma pousada no município de Guaçuí, no Espírito Santo

Publicado em: 19/01/2023 às 12:49 | Atualizado em: 19/01/2023 às 12:49

Polícia Federal (PF) prendeu, nesta quinta-feira (19), o terceiro alvo da Operação Ulysses, que investiga o financiamento e a organização dos atos terroristas, em Brasília, dia 8 de janeiro.

Carlos Victor Carvalho, 34 anos, o CVC, estava em uma pousada no município de Guaçuí, no Espírito Santo.

De acordo com balanço da operação divulgado pela PF, foram apreendidos com os três alvos: celulares, computadores e documentos diversos. “Com isso, os três mandados de prisão foram cumpridos de forma efetiva”, informou a PF, em nota.

CVC é apontado como um dos financiadores dos ônibus que levaram os terroristas até Brasília. O ato golpista de 8 de janeiro resultou na depredação do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele é apontado como assessor parlamentar do deputado estadual do Rio de Janeiro Felippe Poubel (PL).

Nas eleições de 2020, CVC concorreu pelo Republicanos, obteve 2.292 votos e não foi eleito.

Enquanto servidor na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), CVC é lotado como assessor parlamentar V, cargo comissionado pelo qual recebe um salário líquido de R$ 5,5 mil, conforme a folha de pagamento da Casa.

Investigações

As três prisões ocorreram durante a Operação Ulysses, deflagrada no Rio de Janeiro na segunda-feira (16), para deter suspeitos de liderar e financiar atos terroristas praticados por extremistas. 

Leia mais na matéria de Deborah Hana Cardoso no Metropoles

Leia mais

Negado habeas corpus a Bolsonaro para escapar de prisão

Foto: Reprodução/ Redes Sociais