Candidato a governador diz que “pandemia foi uma farsa”

Médico por formação, o bolsonarista Carlos Manato (PL) colocou em dúvida milhares de mortos pela Covid-19

Publicado em: 29/10/2022 às 09:24 | Atualizado em: 29/10/2022 às 09:24

Carlos Manato (PL), candidato que tem o apoio de Jair Bolsonaro (PL) ao governo do Espírito Santo, afirmou durante debate promovido pela TV Gazeta, afiliada da TV Globo no estado, que a pandemia de covid-19 “foi uma farsa”.

A fala foi rechaçada por seu adversário, o governador e candidato à reeleição Renato Casagrande (PSB), que acusou o bolsonarista de “renegar a ciência”.

“É impressionante porque, pelo o que eu saiba, o senhor é médico”, reagiu Casagrande.

Médico por formação, Manato também defendeu o tratamento precoce contra a doença, embora a eficácia de medicamentos como cloroquina, por exemplo, jamais foi comprovada — pelo contrário, provoca efeitos colaterais graves no paciente.

O candidato do PL colocou em dúvida o número de 17 mil capixabas que morreram em decorrência do vírus.

“A pandemia foi uma farsa que vocês fizeram, se tiverem acesso ao relatório da pandemia não vão acreditar no que aconteceu”, declarou. Na sequência, criticou o secretário de Saúde do estado que “não deixava fazer tratamento precoce” na população.

Renato Casagrande disse ser “inacreditável” que um médico faça “um discurso contra a ciência”. Conforme o pessebista, Espírito Santo, e o Brasil como um todo, passou por momentos difíceis, e foi graças à ciência, com o desenvolvimento das vacinas, que conseguiu “resolver parte” da crise sanitária.

Veja o vídeo:

Leia mais na matéria de Tiago Minervino no UOL

Leia mais

Bolsonaro admite que vai aceitar o resultado das eleições

Foto: Reprodução/ Vídeo