Fique de olho nos riscos de virar carro para rodar com gás

Deve-se tomar cuidados e seguir critérios rígidos previstos na legislação

Fique de olho nos riscos de virar carro para rodar com gás

Da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 11/08/2022 às 17:52 | Atualizado em: 11/08/2022 às 17:52

Fique de olho ao fazer a conversão para rodar seu carro com o gás (GNV), pois pode transformar seu veículo, literalmente, em uma bomba.

Nesse sentido, deve-se tomar cuidados e seguir critérios rígidos previstos na legislação. Como informa a reportagem do Uol sobre o assunto.

Segundo o mentor em tecnologia de energia a combustão da SAE Brasil, Everton Lopes, o GNV requer cautela por ser acondicionado sob altíssima pressão.

Isso muitas vezes dentro do habitáculo do veículo. Portanto, qualquer vazamento do combustível pode ser catastrófico. Dessa forma, ele explica:

“Na maioria das vezes, o kit não é item original de fábrica e muitos usuários fazem adaptações, como instalar posteriormente cilindro adicional sem a certificação exigida. Trata-se de uma grande quantidade de energia mantida sob pressão elevada, em torno de 200 bar”.

Por isso, os cilindros para armazenamento do gás têm de trazer obrigatoriamente um selo de certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Requalificação

Além disso, a cada cinco anos cada cilindro instalado deve passar pelo teste de requalificação, para constatar eventuais vazamentos e se ainda está próprio para uso.

Ainda de acordo com a publicação, a avaliação deve ser feita exclusivamente por empresa certificada por organismos acreditados pelo Inmetro.

Por conseguinte, veículos convertidos para GNV só estão autorizados a rodar em vias públicas se portarem o CSV (Certificado de Segurança Veicular).

Assim como, deve-se renovar o CSV anualmente, com a realização de nova inspeção. Sem ele, bloqueia-se o licenciamento do automóvel.

“Verifica-se os itens mais críticos, a começar pelo cilindro. Também são checadas as condições da válvula de abastecimento, do redutor de pressão, das tubulações e até do suporte do cilindro”, diz o engenheiro.

Alerta

A informação destaca que o Inmetro alerta, ainda, que a pressurização do gás acima dos limites regulamentados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) também é um fator de risco.

Da mesma forma, no ato do abastecimento em posto de GNV, o usuário deve evitar:

  • fumar;
  • permanecer dentro do veículo;
  • ficar próximo do ponto de abastecimento;
  • utilizar telefone celular e outros aparelhos elétricos ou eletrônicos.
  • Também é recomendado observar na bomba a pressão utilizada: deve ser de 200 bar, com tolerância de 10% para cima.

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Foto: Reprodução/Tv Band