Bolsonaro, desaprovado por 60% e ruim e péssimo para metade do paÃs
Bolsonaro luta pela reeleição e tem feito de tudo para aumentar sua popularidade, mas por enquanto o eleitor flutuante, que realmente elege os presidentes, não está om ele nesse momento

Publicado em: 26/07/2022 Ã s 09:54 | Atualizado em: 26/07/2022 Ã s 09:54
Pesquisa Ipespe contratada pela XP Investimentos e divulgada hoje aponta que o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) é desaprovado por 59% da população. No total, 36% dos entrevistados responderam que aprovam o governo Bolsonaro, e 5% não sabem ou não responderam. Em outra questão, 49% das pessoas consideram o governo “ruim ou péssimo”, 32% avaliam como “ótimo ou bom” e 18% consideram “regular”. Apenas 1% não sabe ou preferiu não opinar.
As entrevistas foram realizadas pelo Ipespe entre os dias 20 de 22 de julho —o instituto entrou em contato por telefone com 2.000 entrevistados, de 16 anos ou mais. A desaprovação da gestão Bolsonaro ocorre a despeito da aprovação da PEC dos AuxÃlios, no dia 14 de julho, que definiu uma série de medidas consideradas populares, como o aumento no valor do AuxÃlio Brasil e do AuxÃlio Gás, válidos até o final deste ano. Cabe ressaltar que os benefÃcios incluÃdos na lei só começarão a ser pagos em agosto. A PEC dos AuxÃlios também estabeleceu um teto no valor do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) de 17% com o objetivo de reduzir o preço dos combustÃveis.
Não é possÃvel comparar o levantamento XP/Ipespe divulgado hoje com os anteriores, porque houve uma mudança de metodologia. Antes a margem de erro era de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos, e agora é de 2,2 pontos. Eram realizadas mil entrevistas, e agora foram 2 mil. E o preço do levantamento dobrou —foi de R$ 42 mil para R$ 84 mil. O nÃvel de confiança é de 95,5%. A pesquisa foi registrada no TSE sob o número BR-08220/2022.
Leia mais no UOL
Foto: Alan Santos/PR