Motéis podem estar usando câmeras. Agora deu medo!
Especialistas alertam: gravar pessoas em momentos de intimidade é crime previsto no Código Penal

Mariane Veiga
Publicado em: 24/06/2022 às 11:21 | Atualizado em: 24/06/2022 às 11:25
Uma foto publicada nas redes sociais, mostrando diversos monitores com imagens do interior dos quartos de um motel, reacendeu uma antiga discussão a respeito da privacidade dos clientes que pernoitam nesses estabelecimentos.
Um levantamento do UOL mostra que especialistas alertam: gravar pessoas em momentos de intimidade é crime previsto no Código Penal.
A legenda da postagem no Twitter diz: “Ah, vou para motel porque gosto de privacidade”. Já a foto revela 18 monitores ligados, com imagens mostrando o que supostamente seria o interior de quartos de um estabelecimento comercial, com foco voltado para as camas e até para os banheiros das suítes.
Apesar de não ser tão comum, no Brasil já houve casos de pessoas que descobriram estar sendo gravadas em sua intimidade em quartos privados de hotéis, motéis e até imóveis alugados via Airbnb — em 2018, um casal descobriu que estava sendo vigiado por câmera em um apartamento que alugou pela plataforma, em São Vicente, litoral de São Paulo.
Em 2020, o cliente de um motel em Cuiabá descobriu uma câmera escondida em um aparelho de ar condicionado, com cartão de memória contendo imagens de diversos casais que passaram por lá.
O músico João Borges, 32, conta que há algum tempo, quando estava com a namorada em um motel de São Paulo, notou uma “luzinha” estranha atrás do espelho fixado em uma das paredes. “Tentei vasculhar o espelho, mas ele era embutido. A atendente do motel disse que devia ser reflexo da lâmpada do banheiro e ficou por isso mesmo. A gente se vestiu e foi embora”.
A partir dessa experiência, como o casal gosta de frequentar motéis, Borges afirma que comprou um aparelho pela internet que procura frequências emitidas por câmeras escondidas.
O aparelho a que se refere o músico, o kit detector de câmera, pode ser encontrado à venda na Internet por preços que variam de R$ 340 a R$ 590, dependendo do modelo.
Ele emite um sinal rastreador capaz de detectar uma faixa de frequência entre 1 MHz e 6.5 GHz, suficiente para rastrear o sinal de uma câmera ligada.
Leia mais no UOL.
Foto: Reprodução/Twitter