Povos do Javari iniciam rituais de despedida de BrunoÂ
FamÃlia aguarda a liberação do corpo de Bruno Pereira para ser velado no Recife (PE) entre esta quarta (22) e quinta-feira (23)

Publicado em: 21/06/2022 Ã s 18:25 | Atualizado em: 22/06/2022 Ã s 20:52
Os povos do Vale do Javari, no Amazonas, preparam os rituais de despedida do indigenista Bruno Pereira, após desfecho trágico com a confirmação da morte também do jornalista britânico Dom Phillips.
Estarão no funeral, parentes e também os indÃgenas que conviviam e lutavam ao lado do indigenista pela proteção da região.
A expectativa da famÃlia de Bruno é de que ele seja velado entre quarta (22) e quinta-feira (23), no Recife (PE), sua terra natal, a depender da liberação do corpo pela PolÃcia Federal, que já está em trabalho de conclusão das perÃcias.Â
No Vale do Javari, as várias tribos que vivem na terra indÃgena também já preparam seus rituais espirituais de despedida, que independem da presença do corpo do indigenista.
A tribo kanamari, por exemplo, começaria na segunda-feira (20) seus cânticos aos espÃritos de Bruno.Â
“O povo kanamari de hoje para amanhã já deve fazer uma cerimônia em Atalaia do Norte. Os demais vão fazer nas aldeias. Todos eles, marubos, matis, cada um com o seu jeito”, explica Beto Marubo, liderança indÃgena.
“São músicas cantadas, cada povo com o seu próprio ritual espiritual, onde não precisa estar exatamente o corpo ali”.Â
“São formas de expressar as condolências ao Bruno e ao Dom. Cada povo, na verdade, tem uma forma muito própria de se manifestar nesse momento”, acrescenta Eliésio Marubo.Â
No vÃdeo que emocionou as redes sociais, Bruno aparecia sorridente cantando uma música justamente no idioma kanamari, um dos menos falados naquela região.
Nas imagens, seu prestÃgio e admiração com a tribo restavam evidentes pela forma como os indÃgenas reagiam e cantavam junto com ele.Â
Leia mais
Pressão em BrasÃliaÂ
A União dos Povos IndÃgenas do Vale do Javari (Univaja), do qual Beto e Eliésio Marubo fazem parte, já confirmou que estará presente no Recife ao lado da famÃlia de Bruno para a última despedida. E nesta semana, os representantes dos indÃgenas terão compromissos em BrasÃlia.Â
Leia mais no ExtraÂ
Foto: Cimi/divulgação