O soldador parintinense que se descobriu artista

Ivan Matos tem menos de seis meses de sua primeira criação de escultura em metal

Soldador parintinense que se descobriu artista incrivelmente talentoso

Arnoldo Santos, especial para o BNC AMAZONAS

Publicado em: 11/06/2022 às 19:20 | Atualizado em: 13/06/2022 às 08:43

Quem chega na oficina Bicicross Bike, no bairro Itaúna 2, em Parintins, percebe que, ali, tem algo diferente. No meio das motocicletas deixadas para alguma espécie de conserto, a figura de um tiranossauro rex, quase em tamanho real, feito todo de peças de metal, com o aparelho de solda funcionando e as faíscas encandecentes caindo, geram uma cena inusitada.

Então, é só continuar prestando atenção no balcão e nas prateleiras, no meio de garrafas de óleo de motor, peças pra moto e ferramentas, algumas esculturas de metal com os mais diversos significados.

De um gladiador, com espada, elmo e escudo, até uma réplica estilizada do personagem de desenho animado Dick Vigarista. Aí, o visitante conclui que, mais do que uma oficina, o lugar é um ateliê.

O criador

Então, o artista é Ivan Matos, parintinese, 46 anos. Soldador há quase trinta anos, ele descobriu um talento que ele mesmo diz que não conhecia.

Inspirado por um amigo, o artista já reconhecido Sorin Sena, que usa a mesma técnica de produção, Ivan diz que fez sua primeira peça em março deste ano. De lá, não parou mais.

Sobretudo, casado, pai de uma filha e um filho, avô de uma menina, o artista está usando peças de moto e carros, como correntes, rolamentos, pinhões, amortecedores, para montar obras exclusivas.

“Eu olhei pra peça (presente do amigo) e falei: eu posso tentar. No outro dia, eu comecei a fazer uma peça. E o incrível foi acontecendo. Eu fiquei um pouco assustado com o que eu estava fazendo”, conta Ivan que mostra as peças com o carinho e orgulho de pai para com os filhos.

Por exemplo, aqui estão, algumas das peças produzidas por Ivan matos:

Dessa maneira, Ivan diz que os amigos que chegam na oficina e veem o que ele já produziu, falam admirados sobre o resultado das montagens. Tendo estudado até a sétima série do ensino fundamental, ele nunca passou por um curso de artes ou similar. E diz que cada criação o ensina alguma coisa. Assim, a principal delas: a conclusão que quer continuar a produzir.

“Fiz todas essas peças e não pretendo parar. Eu faço isso com muito prazer. Com muita satisfação, essa nova etapa da minha vida, que é trabalhar com arte”, diz o soldador que se descobriu um artista incrivelmente talentoso.

Leia Mais

Esperando oportunidades

Dessa maneira, as peças de metal feitas por Ivan não foram apresentadas em lugar algum. Estão lá, na oficina dele, esperando, quem sabe, alguma oportunidade de serem apresentadas em forma de exposição.

Portanto, mais um parintinense, candidato a entrar no roll dos seus conterrâneos de talento, nascido nessa incrível fábrica de arte, chamada Parintins.

Leia mais

Frente do ‘bumbódromo’ de Parintins recebe painel gigante

Foto: BNC AMAZONAS