Mulheres levantadoras cantam alto no #Toadas para homenagear as mães
Além das levantadoras, o Garantido levou batuqueiras e o Caprichoso, marujeira-de-guerra, completando o #Toadas mais feminino do ano até agora

Arnoldo Santos, Especial para o BNC Amazonas
Publicado em: 07/05/2022 às 17:45 | Atualizado em: 14/06/2022 às 07:01
O tom de cinco vozes femininas, representando a força da mulher no boi-bumbá, marcou a quarta edição do #Toadas, neste sábado (07). Márcia Siqueira, Lucilene Castro, Mara Lima, Luanita Rangel e Márcia Novo dividiram o palco do programa que foi dedicado às mães.
Em um brinde extra, a cantora lírica amazonense, Amanda Aparício, fez uma apresentação especial acompanhada do violinista Giovanny Conte (Amazonas Filarmônica) e da flautista Giselle Leticia (professora do Liceu Cláudio Santoro).

Amanda trocou as peças de ópera pelas toadas de boi-bumbá (Índio e Saga de um Canoeiro) dando um toque erudito ao ritmo caboclo.
As cantoras convidadas confirmaram a expectativa.
Passearam por uma play list recheada de sucessos antológicos de Garantido e Caprichoso. Em dia de lembrar as mães, a emoção permeou a participação de todas. Mas teve um toque especial para Lucilene Castro, que perdeu sua mãe há um mês.
Em homenagem a mulheres inesquecíveis da história do Festival Folclórico de Parintins, como a batuqueira Maria Belém e a marujeira Chica Marujeira, que faleceu no ano passado, Mara Lima e Luanita Range representaram o boi Caprichoso. As duas gravaram as toadas do boi negro da Francesa para o festival de 2022.

Lucilene e Márcia Siqueira confirmaram seu lado vermelho levando as todas do Garantido. E Márcia Novo chegando por fora com repertório para cima, lembrando o discurso engajado do movimento “Vidas Indígenas Importam”.
Neuton Corrêa, Neil Armstrong e Juliano Petro Velho, o trio de apresentadores do #Toadas, exaltaram a atuação das mulheres no boi-bumbá. Por sinal, mulheres que prestaram homenagem a um dos maiores nomes do festival, o parintinense Chico da Silva, que fez uma rápida participação.
Além das levantadoras de toada, o Garantido levou batuqueiras e o Caprichoso, marujeira-de-guerra, completando o #Toadas mais feminino do ano até agora.
Patrocínio e apoio
O programa #Toadas é realizado com o patrocínio do Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa. O Governo do Estado é o principal organizador e incentivador do Festival de Parintins.
Leia mais
#Toadas de sábado revive festas de boi na TVLândia e no Olímpico Clube
O programa conta também com o apoio da Samel, Água Mineral Yara, LogicoPro, Amazon Best e da Prefeitura Municipal de Parintins, que apoiam o evento desde o seu começo, em 2017.
Fotos: Euzivaldo Queiroz