Omar Aziz amplia vantagem para reeleição ao Senado, diz estudo

Conforme pesquisa divulgada hoje pela empresa Perspectiva, Aziz pulou de 20,2% para 24,7%

maior emenda Omar Aziz responde para o ex-prefeito Arthur Neto

Da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 08/03/2022 às 17:05 | Atualizado em: 08/03/2022 às 21:16

O senador Omar Aziz (PSD) foi entre os pré-candidatos um dos dois que tiveram crescimento na intenção de voto do eleitor da capital e do interior do Amazonas nos últimos dois meses.

Conforme pesquisa divulgada hoje pela empresa Perspectiva, Aziz pulou de 20,2% para 24,7%.

Dessa maneira, manteve o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio Neto (PSDB) em segundo lugar, com 23,9%.

Além de confirmar a tendência do pleito em restringir a disputa contra o tucano, Aziz colocou mais de 10 pontos percentuais sobre o terceiro colocado, o coronel reservista Alfredo Menezes Júnior (Patriota).

Este, mais do que ficar distante dos líderes da pesquisa, ainda sofreu perda de intenção de voto. Pode ter contribuído para isso o resgate de entrevista de 2020 que viralizou na internet desde o final de fevereiro. Nela, Menezes Júnior afirmava que colocava não só as mãos no fogo, mas o corpo todo, de que Bolsonaro não prejudicaria a Zona Franca de Manaus (ZFM).

No sentido figurado, saiu bem chamuscado desse episódio. Isso porque o governo Bolsonaro prejudicou sim a ZFM ao decretar redução do IPI (Imposto de Produtos Industrializados) também para produtos que saem do Amazonas.

Como resultado, se tinha 15% em 27 de dezembro, agora Menezes Júnior tem só 14%.

Leia mais

PSD quer apoio do PT, PSB e PCdoB à reeleição de Aziz, diz Ramos

Os demais

Conforme a Perspectiva, os pré-candidatos Chico Preto (Avante) e Luiz Castro (PDT) ficaram na casa de 10% na intenção de votos nesta pesquisa.

Chico Preto obteve 10,7%, enquanto Castro, 5,7%.

Contudo, chama atenção o universo de votos inválidos e ainda não decididos. São 21%, sendo 14,7% dos que pretendem votar em branco ou anular o voto. Os demais disseram ainda não saber em quem votar.

Dados do estudo

Conforme a Perspectiva, sua pesquisa própria está registrada no TSE/TRE com AM-00400/2022.

De 23 de fevereiro a 4 de março, 3.600 eleitores foram entrevistados. Desses, 1.990 em Manaus e os demais 1.610 nos principais colégios eleitorais do interior do Amazonas.

A margem de erro máxima para os números apresentados na pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O grau de confiabilidade afiançado pela pesquisadora é de 98,4%.

Foto: BNC AMAZONAS