PL pesquisa e se aperreia com péssima aprovação de Bolsonaro

Líderes do PL têm aconselhado o presidente a deixar de lado o negacionismo em relação à pandemia e a posição contrária a vacinação infantil

Bolsonaro articula para não indenizar estados pelo ICMS dos combustíveis

Publicado em: 28/01/2022 às 09:44 | Atualizado em: 28/01/2022 às 09:44

Depois de trabalhar pela filiação do presidente Jair Bolsonaro, o PL está preocupado com a queda de popularidade que o chefe do Executivo vem enfrentando.

A sigla encomendou uma pesquisa para avaliar a opinião do eleitorado sobre a gestão de Bolsonaro, e o resultado veio abaixo da expectativa.

Para completar, a pesquisa divulgada ontem pela XP/Ipespe mostrou que o chefe do Executivo desponta com 64% de desaprovação, a maior desde o início de seu mandato.

Na intenção de votos, ele aparece com 24%, bem atrás do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que continua na liderança absoluta, com 44%.

Líderes do PL têm aconselhado o presidente a deixar de lado o negacionismo em relação à pandemia, em especial, o posicionamento contrário à vacinação infantil contra a covid-19, e focar no crescimento da economia.

Em caráter reservado, integrantes do Centrão — bloco de sustentação do Executivo, do qual o PL faz parte — criticam a postura de Bolsonaro.

De acordo com um deputado ouvido pela reportagem, “da forma como o presidente está conduzindo o país, em especial com relação à economia e à pandemia, não está certo”.

O parlamentar destacou que há brigas internas, e, a cada dia, cai mais um aliado.

“A maioria dos parlamentares não concorda (com as atitudes do chefe do Executivo). Eu mesmo não posso concordar. A vacinação, por exemplo, é o que está salvando vidas”, afirmou.

Dentro do PL, o clima ainda é confortável para Bolsonaro. Porém há resistência por parte de alguns integrantes. Uma pesquisa interna, ocorrida no fim do ano passado, mostrou que ao menos 10% dos filiados com mandato não aprovam o apoio ao presidente.

Leia mais no Correio Braziliense

Leia mais

‘Vou perder?’, reage Bolsonaro a dados de pesquisa feita por aliados

De cada 10, sete não votariam em Bolsonaro ‘de jeito nenhum’

Foto: Getty Images