BNC vai transmitir as pastorinhas de Parintins neste Dia de Reis

Transmissão vai ao ar a partir das 19h, nas redes sociais do BNC AMAZONAS

Pastorinhas de Parintins

Publicado em: 05/01/2022 às 21:13 | Atualizado em: 06/01/2022 às 16:24

O BNC vai aproveitar o Dia de Reis, 6 de janeiro, para lembrar uma antiga tradição que resiste ao tempo e se mantém forte em Parintins: as pastorinhas.

O site vai retransmitir um compacto produzido pela equipe de comunicação da Prefeitura de Parintins com a exibição de nove cordões que se apresentaram ontem, dia 4, num ginásio de esportes da cidade para a despedida da temporada.

A despedida é um dos momentos mais marcantes da brincadeira.

A transmissão será a partir das 19h.

Este ano, sem réveillon na cidade, o prefeito Bi Garcia (DEM), montou uma mega estrutura para as apresentações.

A secretária Municipal de Cultura e Turismo, Karla Viana, destacou a importância cultural que as Pastorinhas têm na comunidade parintinense.

Cuidados com a pandemia

“Optamos por fazer esta gravação por precaução devido à pandemia e não podíamos deixar de promover esse evento que já estava há dois anos sem a realização. A Pastorinha é um diferencial no nosso município, importante para questão cultural e Parintins é um dos poucos municípios que ainda mantém essa tradição”, ressaltou a secretária.

A presidente da Associação Cultural das Pastorinhas de Parintins, Mara Siderval, ressaltou a valorização da Prefeitura, da Secretaria de Cultura e Turismo e das pessoas que lutam e mantêm viva a tradição.

“É uma grande alegria para nós, principalmente neste momento que estamos impossibilitadas de fazer um evento grandioso e aberto ao público. Mas temos um prefeito que conhece o nosso trabalho e foi buscar apoio, e a Associação das Pastorinhas conseguiu chegar a esse resultado”, pontuou.

Brenda Beltrão, ex-item do Boi Garantido e Miss Amazonas Latina 2020, participa desde os cinco anos na Pastorinha Filhas de Judá do Parananema.

Brenda fala da sensação de poder contribuir com a cultura seguindo uma tradição familiar.

“Tenho muito orgulho de participar da Pastorinha da minha tia, que já foi da sogra dela e participo desde os cinco anos de idade. Já fui anjo, já fui galega, fui campina e hoje estou como florista e fico muito feliz de poder contribuir com a cultura parintinense”, disse Brenda.

A programação esteve sob a coordenação dos assessores técnicos, o jornalista e folclorista Fred Góes e do músico Alder Oliveira, que ficaram responsáveis pelo roteiro e reprodução musical.

Fred enfatizou quanto à preservação desta tradição como Patrimônio Cultural Imaterial no Estado.

“O trabalho com ajuda da Associação vem gradativamente buscando dar personalidade a importância das Pastorinhas com bem imaterial do estado. Fomos para o estúdio, fizemos um bom trabalho e o resultado veio e vamos trabalhar para fazer mais projetos significativos para Parintins”, disse o jornalista.

O evento seguiu todos os protocolos de Saúde com autorização dos órgãos de segurança.